Presença de alunos de escola pública nas unidades é desigual

Em três unidades, metade dos ingressantes vem da rede pública de ensino

A Pró-Reitoria de Graduação apresentou, em maio, as informações sobre o ingresso de estudantes no vestibular 2016, que aprovou 34,6% alunos da rede pública de ensino. Ao analisar como esse número se reflete em cada uma das 42 unidades de ensino e pesquisa da USP, esse porcentual revela uma grande variação.

Enquanto algumas unidades já têm metade de egressos da escola pública, outras ainda estão com o porcentual abaixo do esperado. É o caso da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), onde apenas 14,1% dos calouros cursaram o ensino médio na rede pública. A unidade não aderiu ao Sisu no ano passado.

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) também apresentou baixo porcentual de ingressantes de escola pública: 17,5%. O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) obteve o terceiro pior resultado: 18,3%.

No outro extremo, estão as unidades que atingiram o porcentual de 50% dos seus estudantes oriundos da escola pública. A Faculdade de Educação (FE) apresentou o índice de 55,6%, seguida da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), com 51,6%, e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com 50,8%.

Vale destacar que a proposta da USP é garantir que cada curso de graduação tenha metade dos seus calouros vindos de escola pública. Os porcentuais mencionados referem-se à totalidade dos cursos dentro de cada unidade.

Ingressantes de escolas públicas nas unidades em 2016

reportagem-02-grafico-escola-publica

Programa busca atrair estudantes da rede pública para a Fuvest com bonificação no vestibular | Fonte: Pró-Reitoria de Graduação

Notice: Undefined index: ssba_bar_buttons in /www/jornal-2022-07-28-so-codigo/especial/wp-content/plugins/simple-share-buttons-adder/php/class-buttons.php on line 598