Aumenta adesão ao Sisu no vestibular 2017

Cinco unidades que não participaram no ano passado já confirmaram vagas para o processo seletivo

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Mais cursos da USP utilizarão a nota do Enem na seleção de alunos
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Para o vestibular 2017, a USP oferecerá pelo menos 1.996 vagas via Sisu, um aumento de 34% em relação ao ano passado, quando havia 1.489. As vagas anunciadas foram distribuídas nas seguintes modalidades: 1.242 para escola pública (EP), 515 para ampla concorrência (AC) e 239 para pretos, pardos e indígenas (PPI).

Entretanto, esses números serão ampliados, já que os dados são preliminares. Algumas unidades da USP não haviam enviado suas decisões à Pró-Reitoria de Graduação até a data da reunião do Conselho de Graduação, no dia 16 de junho.

Os números finais serão confirmados na reunião do Conselho Universitário da USP prevista para o dia 28 de junho. Nas vagas destinadas pelo Sisu, em 2016, 1.038 eram EP, 328, AC e 123, PPI.

Cinco unidades que não participaram em 2016 já confirmaram vagas para o próximo processo seletivo. Os estudantes poderão concorrer aos cursos oferecidos pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) – exceto aqueles que exigem provas de habilidade específica -, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Escola Politécnica (Poli), Faculdade de Odontologia (FO) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que participou da edição passada com apenas três dos seus cursos de graduação, incluiu os outros quatro.

Por outro lado, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e o Instituto de Física (IF) decidiram novamente não participar do Sisu. A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) não informou, até o fechamento deste especial, se iria aderir ao Sisu. No ano passado, essas unidades resolveram não participar.

Cursos que exigem provas de habilidade específica não podem aderir ao Sisu

Seleção para curso de música envolve prova prática. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Seleção para curso de música envolve prova prática.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Nem todos os cursos de graduação podem utilizar o Sisu como processo de seleção de vagas. A restrição consta na Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012, do Ministério da Educação, que traz no capítulo dois informações sobre “Adesão das instituições públicas e gratuitas de ensino superior”.

Segundo a portaria, “não poderão ser oferecidas por meio do Sisu vagas em cursos que exijam teste de habilidade específica e na modalidade de ensino a distância (EAD)”, já que o Enem não realiza esse tipo de avaliação. Esse é caso dos cursos de Artes Cênicas, Música, Audiovisual, Design, Artes Visuais e Arquitetura

Por esse motivo, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU) não podem participar do Sisu.

Já a Escola de Comunicações e Artes (ECA) tem apenas quatro cursos que exigem provas de habilidades específicas na escolha dos candidatos – Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais e Música, mas decidiu não participar do Sisu no vestibular 2016.

Para 2017, a unidade anunciou que os cursos de Biblioteconomia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Educomunicação, Editoração e Turismo terão vagas selecionadas pelo Sisu.

Notice: Undefined index: ssba_bar_buttons in /www/jornal-2022-07-28-so-codigo/especial/wp-content/plugins/simple-share-buttons-adder/php/class-buttons.php on line 598