“O combate ético por excelência no Brasil é o combate à fome e à miséria”
Para isso, diz Renato Janine, os meios mais adequados são aqueles que inibam a corrupção, que se apresenta como outro grande problema ético do Brasil
Para isso, diz Renato Janine, os meios mais adequados são aqueles que inibam a corrupção, que se apresenta como outro grande problema ético do Brasil
Questões cruciais, que hoje estão na agenda democrática, como a inclusão social dos historicamente perseguidos e discriminados, dependem de pesquisas nas ciências humanas
Para Renato Janine, para nós termos uma sociedade democrática, nós precisamos de diálogo e de pessoas que conversem e reconheçam umas às outras
Segundo Janine, o luxo não tem valor moral e essa busca por algo que não tem valor moral, mas sim prazer, se torna um ponto importante no conflito social no Brasil e no mundo
Segundo Renato Janine Ribeiro, esse é um problema muito grande, que acaba trazendo à tona conflitos sociais que já existem, mas que por vezes estão abafados
Renato Janine explica como o êxodo rural e a industrialização acentuaram a miséria no início do século 19 em países como França e Inglaterra
Renato Janine cita, como exemplo, a vitória de Javier Milei na Argentina, “um irresponsável que não propôs nada construtivo, fez uma campanha baseada no ódio e, no entanto, foi eleito”
A educação muda a forma como o eleitor vê o futuro, argumenta Renato Janine ao fechar sua série de comentários sobre democracia
Renato Janine dá sequência à sua série de comentários a respeito da ética e sua relação com os regimes democráticos
Renato Janine Ribeiro comenta proposta que prevê a criação de uma data para celebrar um dia de luta pela democracia brasileira, uma iniciativa que poderia ser encampada pelo sistema educacional
Renato Janine explica o porquê a partir de argumentos que confluem para um único ponto: a capacidade que temos de poder escolher o que é melhor para nós e para a sociedade
Renato Janine entende que a criminalização do aborto não funciona no Brasil e que o peso da decisão sobre a prática não pode recair unicamente sobre a mulher
Para Renato Janine, a ética só tem sentido quando é prescritiva, ou seja, quando ela é impositiva
O Brasil tem uma meta ética na Constituição brasileira diferente da política, em que se tem um nível de compreensão e aceitação dentro do arco democrático
Renato Janine explica que há condutas que são legais, mas que nem por isso são corretas
Para isso, diz Renato Janine, os meios mais adequados são aqueles que inibam a corrupção, que se apresenta como outro grande problema ético do Brasil
Questões cruciais, que hoje estão na agenda democrática, como a inclusão social dos historicamente perseguidos e discriminados, dependem de pesquisas nas ciências humanas
Para Renato Janine, para nós termos uma sociedade democrática, nós precisamos de diálogo e de pessoas que conversem e reconheçam umas às outras
Segundo Janine, o luxo não tem valor moral e essa busca por algo que não tem valor moral, mas sim prazer, se torna um ponto importante no conflito social no Brasil e no mundo
Segundo Renato Janine Ribeiro, esse é um problema muito grande, que acaba trazendo à tona conflitos sociais que já existem, mas que por vezes estão abafados
Renato Janine explica como o êxodo rural e a industrialização acentuaram a miséria no início do século 19 em países como França e Inglaterra
Renato Janine cita, como exemplo, a vitória de Javier Milei na Argentina, “um irresponsável que não propôs nada construtivo, fez uma campanha baseada no ódio e, no entanto, foi eleito”
A educação muda a forma como o eleitor vê o futuro, argumenta Renato Janine ao fechar sua série de comentários sobre democracia
Renato Janine dá sequência à sua série de comentários a respeito da ética e sua relação com os regimes democráticos
Renato Janine Ribeiro comenta proposta que prevê a criação de uma data para celebrar um dia de luta pela democracia brasileira, uma iniciativa que poderia ser encampada pelo sistema educacional
Renato Janine explica o porquê a partir de argumentos que confluem para um único ponto: a capacidade que temos de poder escolher o que é melhor para nós e para a sociedade
Renato Janine entende que a criminalização do aborto não funciona no Brasil e que o peso da decisão sobre a prática não pode recair unicamente sobre a mulher
Para Renato Janine, a ética só tem sentido quando é prescritiva, ou seja, quando ela é impositiva
O Brasil tem uma meta ética na Constituição brasileira diferente da política, em que se tem um nível de compreensão e aceitação dentro do arco democrático
Renato Janine explica que há condutas que são legais, mas que nem por isso são corretas
Por Magaly Prado, pesquisadora convidada do Instituto de Estudos Avançados da USP
Por Thayla Bicalho Bertolozzi, doutoranda no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP
Por Reinaldo Giudici e Sílvio Ikuyo Nabeta, diretor e vice-diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP