USP promove concurso nacional para jovens pianistas

Músicos de todo o Brasil vão se apresentar no campus da USP de Ribeirão Preto entre 29 de junho e 2 de julho

Por - Editorias: Cultura
Foto: Wikimedia Commons

De 29 de junho a 2 de julho, o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove o Concurso Nacional de Piano USP-Steinway/Caio Pagano. O objetivo é incentivar aqueles que estudam piano e, também, promover o intercâmbio entre os jovens pianistas do Brasil.

Nessa etapa do concurso, vão se apresentar músicos de todo o Brasil, divididos em três grupos, com idades entre 8 e 12 anos, 13 e 17 anos e 18 e 30 anos, que foram aprovados na pré-seleção de vídeo do concurso.

Cada grupo ensaiará e fará as provas em horários distintos para um júri formado pelo professor Caio Pagano, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, pelo maestro Jan Dobrzelewski, do Conservatoire Supérieur de Musique de Genève, na Suíça, pela pianista Lilian Barreto, do Rio de Janeiro, pelo professor Cláudio Soares, da Universidade de Osaka, no Japão, e pelo professor Ney Fialkow, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Foto: Wikimedia Commons

No sábado, dia 2 de julho, às 18 horas, serão divulgados os vencedores. Os prêmios variam de R$ 300 a R$ 4 mil, além de um recital no Centro Cultural São Paulo, na temporada de 2017.

O Concurso Nacional de Piano USP-Steinway/Caio Pagano conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, do Centro Cultural São Paulo, da Fundação Avanti, da Âncora Engenharia e da Gluck Pianos.

As apresentações são gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de retirada de ingresso.

Elas acontecerão no auditório da Tulha da FFCLRP e no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), ambos no campus USP de Ribeirão Preto (av. Bandeirantes, 3.900).

Confira a programação completa do evento no site

Gabriela Vilas Boas, de Ribeirão Preto

Mais informações: (16) 3315-3136 e (16) 3315-3169 ou no site: www.ffclrp.usp.br/musica