USP discute a fragmentação social no mundo contemporâneo

Nos dias 14 e 15, evento do Instituto de Estudos Avançados reúne pesquisadores do Brasil e do exterior

 13/12/2017 - Publicado há 6 anos
Evento promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP discutirá a fragmentação nas esferas pública e privada – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Fragmentação e solidariedade nas esferas pública e privada na Europa e na América Latina é o tema do workshop internacional que será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de dezembro, às 14 horas, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP, na Cidade Universitária. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o evento vai reunir pesquisadores do Instituto de Pesquisas Sociais da J. W. Goethe University, de Frankfurt, na Alemanha, e do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, além de outros especialistas convidados.

“Os variados projetos modernos de democracias no século 21 levaram as sociedades contemporâneas nos Hemisférios Sul e Norte a enfrentar ameaças à sua integração social em muitas dimensões”, destaca a nota de apresentação do evento, divulgada pelo IEA. “Há uma maior sensação de fragmentação e desintegração nas relações familiares e interpessoais, com mais tensões entre gerações e trabalhadores domésticos, mais instabilidade e precariedade no trabalho e no mercado, incluindo casos de esgotamento e exaustão, mais autointeresse e violência nos domínios da ética, da política e da lei, e mais tentativas de se comercializar a cultura e a autoexpressão”, continua a nota. “Esses fenômenos parecem responder a interpenetrações radicais entre as esferas pública e privada que acompanharam a globalização das economias capitalistas em todas as suas variedades. A circulação crescente de pessoas e dinheiro entre países e culturas tornou as instituições e normas sociais mais entrelaçadas, levando a conflitos que alternam entre momentos de crise e reações de solidariedade e reafirmação de valor.”

O workshop será transmitido ao vivo pela internet, no endereço www.iea.usp.br/aovivo. A entrada é gratuita. As palestras serão dadas em inglês, sem tradução. Para obter certificado de participação, é preciso fazer inscrição prévia através este link. 

A programação completa do evento está disponível na página do IEA.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.