Ribeirão Preto terá Concerto USP de Natal

Apresentação será neste domingo, dia 11 de dezembro, às 16 horas, com entrada gratuita e aberta ao público

09/12/2016 - Publicado há 7 anos
2016 12 09 filarmonica usp
Orquestra Filarmônica da USP se apresentará no dia 11 de dezembro, em Ribeirão Preto – Foto: Tiago Araújo

.
No dia 11 de dezembro, domingo, às 16 horas, será realizado no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto,  o Concerto USP de Natal, com a USP Filarmônica, orquestra formada por alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, e com o Coral da USP Filarmônica.

Participarão também o coral da USP Música-Criança de Ribeirão Preto, a orquestra da USP Música-Criança de São Joaquim da Barra e os alunos do Projeto Guri Regional de Ribeirão Preto e Franca.

No repertório estão as obras Allegro 9 do Método, de Shinichi Suzuki, Cantatina de Natal, de Edmundo Villa-Cortez, Mulher Rendeira, do folclore brasileiro, Salada com Mosquito, de Rubens Russomanno Ricciardi, com poema de Sylvio Ricciardi, Amado Senhor, do Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach, Noite Feliz, de Franz Grüber, e Aleluia, do oratório O Messias, de Georg Friedrich Händel, entre outras.

O evento tem na direção artística e regência o professor Rubens Russomanno Ricciardi, do Departamento de Música da FFCLRP. Na regência, Lincoln Reuel Mendes, Ladson Bruno Mendes e Mauro Madruga.

A promoção é do Departamento de Música da FFCLRP, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto (PUSP-RP) e do Projeto Guri, com apoio do Ribeirão Shopping.

A entrada é gratuita e aberta ao público. O Ribeirão Shopping fica na Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1.540, no Jardim Nova Aliança, em Ribeirão Preto.

USP Música-Criança

O projeto USP Música-Criança tem dois núcleos, um em Ribeirão Preto, parceria entre o Departamento de Música da FFCLRP, a FMRP e a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. O outro, em São Joaquim da Barra, convênio da USP de Ribeirão Preto com a Casa do Menor Santa Lúcia, com apoio do Centro Cultural Alberto Nicolau.

O objetivo é descobrir o talento musical de crianças com idade entre 6 e 12 anos. No projeto, todos os participantes fazem aulas de coral e experimentam instrumentos, como violão e flauta; além disso, os alunos formam a orquestra sinfônica do USP Música-Criança.

Projeto Guri

Considerado o maior programa sociocultural brasileiro, o projeto Guri desde 1995 oferece a jovens de 6 a 18 anos cursos gratuitos de instrumentos de cordas dedilhadas, sopro, coral, tecnologia em música, teclado, luteria, percussão e iniciação musical. Podem participar jovens de 25 cidades das regiões de Ribeirão Preto e Franca.

O Polo Acif-Franca foi fundado em 2002, atualmente tem como parceira a Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif) e atende cerca de 800 alunos.

No concerto, vão se apresentar as crianças e adolescentes dos polos de Ribeirão Preto e da Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif), em Franca.

Mais informações: (16) 3315-3136 e musica@ffclrp.br.

Giovanna Grepi, de Ribeirão Preto