Rádio USP recebe troféu da Câmara Municipal de São Paulo

Programa feito por estudantes de Jornalismo vence premiação que destaca trabalhos sobre gastronomia paulistana

01/12/2017 - Publicado há 6 anos
Da esquerda para direita, os alunos de Jornalismo da USP que produziram o programa premiado: Helena, Larissa, Alexandre, Patrícia Batista, Bianca e o professor  Luciano Maluly – Foto: Assessoria da Câmara Municipal de São Paulo

.
A Rádio USP foi agraciada com o 20º Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia. O prêmio é oferecido pela Câmara Municipal de São Paulo para trabalhos jornalísticos e acadêmicos sobre a gastronomia da cidade.

O programa Universidade 93,7, realizado por estudantes do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, venceu na categoria Reportagem Difundida em Emissora de Rádio.

Sob orientação do professor Luciano Maluly, os estudantes produziram dois episódios sobre a gastronomia paulistana, destacando comidas de rua e culinária internacional. A produção é de Alexandre Amaral, Bianca Kirklweski, Carolina Pulice, Felipe Fabrini, Helena Mega e Larissa Lopes.

O prêmio foi entregue no dia 27 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Na mesma ocasião, a agora jornalista Patrícia Batista, recém-formada em Jornalismo pela ECA, recebeu o prêmio na categoria Trabalho Acadêmico, com o Guia SP em Bocados, resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
.

A cerimônia de entrega da premiação, realizada no dia 27 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo – Foto: Assessoria da Câmara Municipal de São Paulo

.

Há dez anos no ar e com mais de 500 episódios, o Universidade 93,7 transmite produções do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA. Segundo Maluly, estudantes, professores e pesquisadores colaboram, com a maior parte dos trabalhos vindo dos alunos da graduação.

De acordo com o professor, os dois episódios premiados foram resultado de trabalhos desenvolvidos durante as três disciplinas de rádio oferecidas no curso. Cada estudante visitou um restaurante diferente e depois foram chamados ex-participantes do programa Master Chef para comentar os resultados das pesquisas.
.

A jornalista Patrícia Batista, recém-formada em Jornalismo pela ECA, recebeu o prêmio na categoria Trabalho Acadêmico – Foto: Assessoria da Câmara Municipal de São Paulo

.
“O interessante é que a gente ganhou na categoria profissional”, destaca Maluly. Para o docente, o troféu representa reconhecimento do trabalho realizado pelos estudantes, ao mesmo tempo em que reafirma a responsabilidade, já que a produção sai da sala de aula para chegar à população através do rádio. “Significa também o fortalecimento da Rádio USP”, diz.

O Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia foi criado em 1997 com a meta de incentivar a divulgação pela mídia da gastronomia da cidade. Além de reportagem em rádio, a premiação destaca trabalhos publicados em jornais, revistas e internet e transmitidos pela televisão.

O programa Universidade 93,7 vai ao ar todos os domingos, às 11 horas. Os episódios premiados estão disponíveis nos links abaixo.

GASTRONOMIA EM SÃO PAULO – PARTE UM

GASTRONOMIA EM SÃO PAULO – PARTE DOIS

.
Com informações do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e da Câmara Municipal de São Paulo.