Rádio USP estreia quadro que destaca novidades na MPB

A partir de 2 de maio, “CD do Mês” vai apresentar na íntegra álbuns de música brasileira recém-lançados

28/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/09/2018 as 13:19
Estúdios da Rádio USP, na Cidade Universitária – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
A partir de 2 de maio, a Rádio USP (93,7 MHz) passa a contar em sua programação com o quadro CD do Mês. Álbuns de música brasileira recém-lançados ganham execução na íntegra dentro da grade da emissora, mensalmente. Para a estreia, o destaque é Arraial, terceiro trabalho do quinteto instrumental Vento em Madeira.

Guilherme Wisnik, colunista da Rádio USP e um dos responsáveis pela escolha do CD do mês – Foto: Alexandre Gennari

De acordo com o jornalista Gustavo Xavier, um dos responsáveis pela programação da Rádio USP, o CD do Mês terá inserções na grade de segunda a sexta-feira. A princípio, duas vezes ao dia, a primeira entre 9h30 e meio-dia e a segunda entre as 18 horas e as 19 horas.

A cada inserção, uma faixa do álbum será executada na íntegra, seguida da ficha técnica com os compositores e músicos envolvidos na gravação. A proposta é que cada música seja executada cerca de quatro vezes ao longo do mês.

Ainda segundo Xavier, além da novidade, outros critérios para a escolha do CD do mês são a coerência com a programação da Rádio USP e a relevância para o público. É importante, destaca o jornalista, que o álbum escolhido represente uma “contribuição enriquecedora culturalmente para os ouvintes”.

A escolha do CD do mês é feita por uma comissão presidida por Guilherme Wisnik, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, crítico de arte e arquitetura e colunista da Rádio USP. Para ele, o novo quadro surge como “um espaço para divulgação de trabalhos completos de artistas que realizam trabalhos experimentais, fora do mainstream do mercado e do sucesso comercial mais evidente”.

Wisnik destaca também a execução integral dos álbuns como um diferencial que o CD do Mês traz para a Rádio USP. “Um lugar de aprofundamento em relação à produção musical contemporânea, que distingue da agilidade mais normalmente associada ao rádio, segundo a qual os trabalhos dos artistas aparecem fracionados em músicas isoladas”, completa.

Quinteto Vento em Madeira e o álbum Arraial

Para marcar a estreia do quadro CD do Mês, o programa Via Sampa – que vai ao ar diariamente, ao meio-dia, pela Rádio USP – recebe o quinteto Vento em Madeira no dia 2 de maio. O grupo será entrevistado ao vivo pelo apresentador Mário Santi.

.

Arraial, terceiro álbum do quinteto Vento em Madeira, que inaugura o quadro CD do Mês – Foto: Reprodução

.O Vento em Madeira é formado por Léa Freire, na flauta, Tiago Costa, no piano, Teco Cardoso, na flauta e no sax, Fernando Demarco, no contrabaixo, e Edu Ribeiro, na bateria. Arraial conta com a participação da cantora Mônica Salmaso.

Ouça abaixo uma das faixas do CD Arraial.

Logo da Rádio USP