Rádio USP estreia programa sobre América Latina

“Brasil Latino” reúne pesquisadores da USP e discute relação do Brasil com seus vizinhos em várias áreas do conhecimento

19/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/09/2018 as 13:13

Ilustração: Reprodução

O mês de maio trouxe mais uma novidade para a grade da Rádio USP (93,7 MHz). O programa Brasil Latino começou a ser veiculado no dia 8, com produção e apresentação do jornalista Marco Piva.

Nas palavras do próprio Piva, o objetivo do novo programa é “aproximar o Brasil da América Latina e a América Latina do Brasil, dialogando com a produção acadêmica da USP”.

Para o jornalista, a USP produz muito conhecimento sobre a região, em diversas áreas do saber, mas falta visibilidade para essas pesquisas. “A ideia do programa é abrir um espaço onde a gente possa mostrar essa produção acadêmica”, afirma Piva.

O Brasil Latino deve explorar diversos assuntos como política, economia, saúde e cultura. Segundo Piva, também terão lugar temas transversais como a questão das metrópoles latino-americanas e a qualidade de vida nas grandes cidades. “A gente não quer estar preso a nenhum assunto específico”, enfatiza.

Marco Piva, jornalista e apresentador do Brasil Latino – Foto: Divulgação

Uma amostra dessa diversidade poderá ser ouvida em breve. Entre os programas já gravados, um aborda a questão dos refugiados na América Latina. Participam da entrevista com Piva a professora do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP Deisy Ventura e Miguel Pachioni, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

Outro episódio que vai ao ar em breve trata da soberania econômica, com a presença do professor da Faculdade de Direito (FD) da USP Gilberto Bercovici. E o próprio olhar da imprensa sobre a América Latina é tema de um programa com participação do professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Alexandre Barbosa e de Ana Magalhães, editora da Calle 2, revista digital especializada na cobertura da América Latina.

Além de entrevistas, o Brasil Latino traz dicas de eventos, notícias e músicas da região. A curadoria musical é do cantor, instrumentista e produtor Carlinhos Antunes, diretor da Orquestra Mundana.

Integram o conselho editoral do programa os professores Pedro Dallari (IRI), Lisbeth Rebollo Gonçalves (Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – Prolam/USP) e Dennis Oliveira (ECA). De acordo com Piva, cabe ao trio aprovar as pautas e alinhar o conteúdo da produção.

Para celebrar a estreia do programa, os idealizadores realizam festa de lançamento no dia 22 de maio, a partir das 20 horas, no Tupi or not Tupi. O endereço é Rua Fidalga, 360, na Vila Madalena.

O Brasil Latino vai ao ar às segundas-feiras, das 17h às 17h30, na Rádio USP São Paulo (93,7 MHz) e na Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz).