Publicação especial destaca a trajetória de Antonio Candido

Instituto de Estudos Brasileiros publica textos e fotos sobre o crítico literário, morto em maio, aos 98 anos

10/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/08/2017 as 17:06
Capa da edição do Informe IEB especialmente dedicada a Antonio Candido – Foto: Reprodução/IEB

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP publicou uma edição especial do seu Informe IEB, inteiramente dedicada ao professor da USP e crítico literário Antonio Candido, que morreu no dia 12 de maio de 2017, aos 98 anos. A publicação está disponível no site do IEB.

Com editorial assinado pela diretora do IEB, professora Sandra Margarida Nitrini, o Informe IEB traz dez artigos escritos pelas ex-orientandas de Candido Telê Ancona Lopes, Adelia Bezerra de Meneses e Ligia Chiappini e por outros professores e intelectuais. Há um artigo também da neta mais velha do crítico literário, Clarisse Escorel, que conta detalhes da vida de Candido em família. A publicação é ilustrada com fotos de Antonio Candido em diferentes momentos.

Publicada no dia 24 de julho de 2017 – data em que Antonio Candido completaria 99 anos de idade -, a edição especial do Informe IEB foi produzida pela Divisão Científico-Cultural do instituto, formada por Cleusa Conte Machado (revisão e preparação de textos), Flavio Alves Machado (diagramação), Eduardo Junqueira (projeto gráfico) e Pedro B. de Meneses Bolle (difusão cultural).