Professores do Departamento de Música promovem concerto aberto

Com obras de Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda, apresentação ocorrerá no dia 11, quinta-feira, às 12 horas, na Sala de Música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

10/08/2016 - Publicado há 8 anos
Luis Antonio Eugênio Afonso (Montanha), professor do departamento de Música da Eca - Foto: Cecília Bastos/Usp Imagens
Luís Afonso Montanha, professor do Departamento de Música da ECA – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Obras de Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda e Jayme Ovalle serão apresentadas no dia 11 de agosto, quinta-feira, às 12 horas, na Sala de Música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, pelo Núcleo de Performance dos Professores do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Aberto ao público e gratuito, o evento é promovido pelo Laboratório de Música de Câmara do CMU e pela Biblioteca Brasiliana. Além de composições de Villa-Lobos, Lacerda e Ovalle, a apresentação inclui músicas de Ronaldo Miranda, Steven Goss e Erwin Schulhoff (confira a programação completa do evento neste link: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/Programa-1.jpg).

Segundo Luís Afonso Montanha, professor do Departamento de Música da ECA e coordenador do Núcleo de Performance, a intenção do evento é “materializar” a pesquisa em música desenvolvida pelos professores do departamento. Ele aponta que os vários grupos de pesquisa do CMU têm poucos pontos de intersecção e, justamente por isso, o grupo funciona como “um funil que permite que os professores pesquisem, trabalhem e, em última análise, façam música juntos”.

Não é a primeira reunião pública do núcleo, que já se apresentou há cerca de seis anos. Esta exibição, que continha somente composições brasileiras, gerou um CD, gravado no Laboratório de Acústica Musical e Informática (Lami) do próprio CMU.

Montanha explica que todos os professores do Departamento de Música da ECA são convidados para compor o núcleo, inclusive aqueles responsáveis por disciplinas teóricas. O professor Rogério Costa, por exemplo, que leciona a disciplina de Contraponto, tocará saxofone em uma das peças.

A princípio, as cinco formações propostas pelo grupo para a apresentação na Biblioteca Mindlin deveriam ser compostas exclusivamente de professores. Na apresentação, entretanto, dois alunos avançados de música acompanharão seus mestres: o violinista Éverton Amorim e o percussionista Jean Carlos Martins. Para Montanha, a cooperação “é positiva, porque estreita a relação entre os professores e os alunos e dá a eles mais uma oportunidade de participar do processo criativo ao lado dos docentes”.

Montanha conta que as obras escolhidas para a apresentação no dia 11 “conversam entre si”, construindo uma história. Ele ressalta a presença de uma estreia mundial, protagonizada pelo casal Adélia Issa (soprano) e Edelton Gloeden (violão), que interpretará a quinta cena do quarto ato de Hamlet, celebrada peça de William Shakespeare. Textos dramáticos de Manoel Bandeira também serão interpretados, em versão musicada, pelos professores Francisco Campos Neto e Ricardo Ballestero.

Para o professor Montanha, o evento impressionará pela qualidade e variedade de sonoridades que serão apresentadas. Bem como aconteceu na primeiro reunião do núcleo, o concerto deve dar origem a um CD. Segundo ele, “trata-se de um processo natural, já que as peças estão ensaiadas e prontas para serem gravadas”.

A apresentação do Núcleo de Performance dos Professores do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP acontece no dia 11 de agosto, quinta-feira, às 12 horas, na Sala de Música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (rua da Biblioteca, sem número, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2648-0320.