Plinio Martins Filho lança o “Manual de Editoração e Estilo”

Com lançamento previsto para maio, obra tem origem na tese de doutorado do professor da USP

12/04/2017 - Publicado há 7 anos

Profissionais que trabalham com a preparação de originais e a editoração de livros têm agora à disposição o Manual de Editoração e Estilo, do professor Plinio Martins Filho, do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Publicado por três casas publicadoras universitárias – a Editora da USP (Edusp), a Editora da Unicamp e a Editora da Universidade Federal de Minas Gerais -, a obra tem lançamento previsto para o dia 17 de maio, às 17h30, na Livraria João Alexandre Barbosa da Edusp, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Com 728 páginas, o livro traz dez capítulos, que abrangem os principais aspectos ligados à editoração de livros, desde a preparação e a edição de originais até o projeto gráfico, a tipologia, a revisão, a normalização tipográfica, a ortografia, a pontuação e a bibliografia. A obra chega ao requinte de dar informações sobre outras línguas, a fim de auxiliar editores e revisores a editar textos em que aparecem palavras estrangeiras. Essas informações incluem dados sobre, por exemplo, acentuação, pontuação e os caracteres especiais de idiomas como o alemão, catalão, dinamarquês, finlandês e latim, entre outros.

“Tem-se aqui uma contribuição das mais relevantes e úteis na bibliografia especializada em português”, afirma o editor J. Guinsburg, da Editora Perspectiva, que assina a apresentação do Manual de Editoração e Estilo. “Estou certo de que, assim sendo, ela irá servir e beneficiar com enorme proveito alunos no seu curso e profissionais no seu labor.

O livro é resultado da tese de doutoramento de Plinio Martins, defendida em 2006 na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Desde então, a obra vem sendo aperfeiçoada e atualizada, inclusive com a ajuda de colaboradores, que o professor menciona no livro.

Manual de Editoração e Estilo, de Plinio Martins Filho, Editoras da USP, Unicamp e UFMG, 728 páginas, R$120,00

Leia mais sobre o tema no artigo do professor Jean Pierre Chauvin, da ECA, “O manual impecável de Plinio Martins Filho”, publicado no Jornal da USP.