Passeio guiado “Acervo Cultural” é oferecido gratuitamente pela USP

Todos estão convidados a conhecer os espaços de cultura do campus e a produção cultural da Universidade

Por - Editorias: Cultura
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn6Print this pageEmail
Vista da fachada da Biblioteca Brasiliana. Foto: Marcos Santos/USP
Durante o passeio o trajeto é  realizado de ônibus – Foto: Cecília Bastos

.
A partir de fevereiro os espaços de cultura do campus do Butantã e um pouco da vasta produção da Universidade de São Paulo nessa área podem ser conhecidos pelo público através do roteiro
Acervo Cultural, passeio guiado oferecido gratuitamente à população pelo Giro Cultural USP, programa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

O passeio, que possui 2h30 de duração, é realizado de ônibus – com saída no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPE) – e conta com duas paradas: uma na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e outra no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE). Além de desembarcar nesses locais e conhecer sua estrutura, o público, guiado por monitores capacitados, também tem a oportunidade de conhecer seus respectivos acervos.

Mas não é só nos prédios visitados que o público aprende. Durante o deslocamento entre os pontos de parada, os participantes também recebem informações importantes sobre o acervo cultural da instituição: são apresentados aos pontos de cultura, esculturas e monumentos espalhados pelo campus e às diversas formas de manifestação cultural realizadas dentro da universidade –  exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras, baterias universitárias, dentre outras. “A qualidade de informação no deslocamento é tão importante quanto a visitação dos espaços”, aponta Ricardo Ricci Uvinha, coordenador do programa.
.

20170124_01_passeio
Vista da fachada da Biblioteca Brasiliana, uma das paradas previstas no roteiro – Foto: Marcos Santos/USP

.
A atividade recebe grupos compostos de, no mínimo, 10 e, no máximo, 40 pessoas e ocorre de segunda a sexta-feira, em dois horários: às 10 e às 14h. As inscrições para participar do passeio abrirão no próximo mês e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo
e-mail do programa.

O Giro Cultural 

Criado em 2012, o programa oferece ao público passeios guiados gratuitos em fluxo contínuo ao longo do ano com o objetivo de divulgar à sociedade o patrimônio arquitetônico, científico e cultural da universidade. Além do Acervo Cultural, são oferecidos mais duas opções de roteiros internos no campus Butantã –Vista Panorâmica e Acervo Científico – e uma opção de roteiro externo no centro de São Paulo – A USP e a São Paulo Modernista. Diferentemente dos outros três, o roteiro externo ocorre aos sábados, das 10 às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô, e seu agendamento já está aberto e pode ser feito pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3721-5720.

Apesar de ser uma universidade pública, a Universidade de São Paulo, para muitos, ainda não é vista como sendo um espaço convidativo ao uso, ou mesmo como sendo uma propriedade de uso comum de toda a população. Para Uvinha, o Giro Cultural oferece a oportunidade das pessoas se sentirem convidadas a entrar nos equipamentos da USP e conhecer o que tem dentro do campus e até mesmo incentiva estudantes a prestar o vestibular da Fuvest para ingressar na universidade.

Novas parcerias e essenciais contribuidores

Com o objetivo de ampliar a divulgação daquilo que a Universidade de São Paulo já oferece, o programa tem procurado estabelecer novas parcerias dentro da universidade. Ainda sem previsão de integrarem os roteiros, dentre os possíveis futuros parceiros estão a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) e o Arquivo Geral da USP – este último previsto para ser incluso no Acervo Cultural junto à BBM e ao MAE. “A gente tem uma variedade incrível de possibilidades artísticas, culturais e de lazer dentro da instituição e que, às vezes, ficam isoladas” destacou Uvinha.

O coordenador ainda chama a atenção para a importância dos monitores do Giro – bolsistas de graduação em diversas áreas – no desenvolvimento do programa. “Sem eles não conseguiríamos desenvolver o Giro Cultural. E, como a gente lida com seres humanos e com qualidade de informação, a formação dos nossos alunos acaba sendo essencial”. Mais do que receberem bolsas, Uvinha aponta para a oportunidade que os monitores têm de complementar suas formações, já que passam por uma capacitação contínua em termos de informação.

 

Serviço

Roteiros: Vista Panorâmica, Acervo Científico, Acervo Cultural
Inscrições: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h | Telefone: (11) 3091-1190. E-mail: girocultural@usp.br
Quanto: gratuito
Quando: de segunda a sexta-feira no Campus Butantã, às 10 e às 14h, a partir de fevereiro de 2017
Grupos: mínimo de 10 e máximo de 40 pessoas
Ponto de encontro: Portão 10 do Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP
Endereço: Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária – Butantã.

Roteiro: A USP e a São Paulo Modernista
Inscrições: são feitas pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720
Quanto: gratuito
Quando: aos sábados, das 10 às 14h. As inscrições para 2017 já iniciaram – as vagas para o mês de janeiro estão esgotadas, mas é possível agendar passeios para fevereiro
Grupos: 40 pessoas
Ponto de encontro: Estação Alto do Ipiranga do Metrô

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn6Print this pageEmail

Textos relacionados