Nas férias, Cinusp busca público infantil através de animações

A partir de 17 de julho, mostra do Cinema da USP apresenta filmes que estimulam as crianças a descobrir o mundo

 14/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/07/2017 as 9:23
Por
Cartaz da 6ª Mostra de Animação do Cinusp – Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira, dia 17, a  Mostra de Animação do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp). Pela primeira vez, a programação será totalmente voltada ao público infantil — com todos os filmes destinados às crianças, em exibições dubladas e majoritariamente de classificação livre. Segundo as curadoras Giulia Martini, Maria Carolina Gonçalves e Vitoria Freitas, o objetivo das apresentações é estimular a descoberta dos mundos pelos pequenos, tanto o real quanto o imaginário.

“As imagens causam fascínio e têm o poder de nos transportar para outros lugares. Muitos dos filmes são vistos repetidamente na infância e alguns desses são lembrados até a vida adulta. O encantamento com mundos novos e a identificação com personagens são parte importante da formação cultural da criança”, comenta Giulia Martini.

Dando início à mostra, o filme Moana: Um Mar de Aventuras (2016) conta a história de Moana Waialiki, a primeira princesa polinésia da Disney, querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar sua família na sobrevivência da ilha que habitam. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Animação no ano de 2017 — prêmio que ficou com Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016), filme também presente na mostra no Cinusp.

Procurando Nemo, direção de Andrew Stanton e Lee Unkrich – Foto: Divulgação/Cinusp

Zootopia acompanha a vida da coelha Judy Hoops em seu sonho de se tornar policial. Vinda do interior, Judy esbarra em diversos conflitos dentro de uma cidade grande e diversa. O filme é um ótimo exemplo de que animações infantis não tratam apenas das lendas ou do fantástico, mas podem também apresentar questões e dilemas sociais cotidianos.
O cinema nacional marca presença com a animação O Menino e o Mundo (2013). Com traços simples e representações que beiram o surreal, a história contada — sem palavras — é sobre um menino cujo pai abandona o ambiente rural para trabalhar em um local distante. O destaque fica por conta das caracterizações inteligentes e expressivas em relação aos cenários apresentados durante o longa. “A cidade é desvendada pelo olhar de uma criança, que encontra nela as coisas belas, mas também aquelas que causam a dor”, afirma a curadora.
Saindo do eixo tradicional dos grandes estúdios, Kiriku e a Feiticeira (1998) é uma produção franco-belga-luxemburguesa que retrata a conhecida lenda africana-ocidental do recém-nascido superdotado que se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá — uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros, secou a fonte d’água e roubou todo o ouro das mulheres. O filme ressalta a importância dos contadores de histórias (griôs) e a força da tradição oral africana na transmissão geracional do conhecimento.
A mostra será encerrada, no dia 4 de agosto, pelos sucessos de bilheteria Procurando Nemo (2003) e Procurando Dory (2016). Eles contam as histórias de Marlin, Nemo e Dory — os peixinhos mais famosos da Pixar, que levaram milhões aos cinemas e foram aclamados pela crítica. São mensagens de perseverança e respeito.
Haverá também a exibição dos filmes Coraline e o Mundo Secreto (2009), Kubo e as Cordas Mágicas (2016), Kung Fu Panda 3 (2016) e A Viagem de Chihiro (2001).

[cycloneslider id=”cinusp-infantil”]

A 6ª Mostra de Animação do Cinusp acontece de segunda a sexta, entre os dias 17 de julho e 4 de agosto, com sessões às 16 e 19 horas. O Cinusp fica na Cidade Universitária (Rua do Anfiteatro, número 181, Favo 4 da Colmeia). Entrada grátis. Lotação máxima: 100 lugares. Os horários das sessões e as sinopses dos filmes estão disponíveis no site. Para mais informações, ligue (11) 3091-3540.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.