Na USP, historiador francês fala sobre imprensa e poder

Evento ocorre nesta quarta-feira, às 9h30, no Instituto de Estudos Avançados da USP, na Cidade Universitária

 23/04/2018 - Publicado há 6 anos
Por
O historiador francês Jean-Yves Mollier, que nesta quarta-feira, dia 25, fará conferência na USP – Foto: ActuaLitté via Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

No dia 25 de abril, às 9h30, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza a conferência Imprensa e Poder: Do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos, com a presença do historiador Jean-Yves Mollier, professor da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, na França. Trata-se de um evento que visa a discutir as relações entre a imprensa e os poderes político e financeiro franceses, bem como as mudanças ocorridas na imprensa daquele país, a partir do nascimento de conglomerados da mídia.

A professora Marisa Midori, da Escola de Comunicações e Arte (ECA) da USP, será a mediadora da conferência – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Mollier vai abordar casos emblemáticos que envolveram relações entre imprensa e poder na França, como “o escândalo dos ‘empréstimos russos’, revelado em 1918, no qual a França enviou secretamente somas vultosas em apoio à manutenção do Império Russo”, o Caso Hanau, de 1928, “também conhecido como ‘escândalo da banqueira’, sobre o envolvimento de uma importante magnata da imprensa com jogatinas financeiras e a formação de cartéis” e o Caso Stavisky, de 1934, “que culminou em uma profunda crise político-econômica, em meio a escândalos no alto escalão da política e o assassinato misterioso do escroque Alexandre Stavisky, ‘o belo Sacha’”. A informação é da professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e colunista da Rádio USP Marisa Midori, que será a mediadora da conferência, em entrevista ao jornalista Mauro Belesa, do IEA. 

Caso Dreyfus

Dentre todos os casos a serem abordados na conferência, o mais famoso é o Caso Dreyfus, um escândalo político ocorrido na França no final do século 19. Em 1894, um oficial do Exército francês, Alfred Dreyfus, foi acusado de alta traição e condenado a partir de um processo judicial fraudulento, com base em documentos falsificados. Após os oficiais de alta patente do Exército francês descobrirem que os documentos eram falsos, tentaram ocultar o erro judicial, amparados pela onda nacionalista e xenofóbica que tomou conta da Europa naqueles tempos, já que Dreyfus, acusado, tinha origem judaica.

“Um debate sobre o poder da imprensa, partindo de um caso emblemático na história da opinião pública francesa, o Caso Dreyfus, e se estendendo para questões não menos espinhosas sobre o poder do dinheiro nas decisões midiáticas, parece muito oportuno nos tempos das redes sociais e das fake news“, aponta Marisa Midori.

Jean-Yves Mollier

Especialista na história da imprensa, do livro, da edição e das práticas de leitura francesas dos séculos 19, 20 e 21, Jean-Yves Mollier publicou diversos livros sobre a imprensa. Entre suas obras, destacam-se O Dinheiro e as Letras – História do Capitalismo Editorial, publicado no Brasil (Edusp, 2010), que analisa o desenvolvimento editorial da França entre 1830 e 1914, sob o aspecto do mercado e do desenvolvimento editorial capitalista. Outras produções de Mollier são Edição e Revolução – PCB/PCF (Ateliê Editorial, 2013), organizado em parceria com Marisa Midori (Ateliê Editorial, 2013), e Imprensa e Poder na França do Século XX (Edusp e Unifesp, 2014).

Cartaz do evento, que acontece no auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP – Foto: Reprodução

A conferência Imprensa e Poder: Do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos é gratuita e acontece nesta quarta-feira, dia 25, às 9h30, no auditório do IEA (Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária).

Para participar do evento, é necessário se inscrever previamente pelo link goo.gl/gZFKhS. Haverá transmissão ao vivo, pelo site iea.usp.br/aovivo.

Mais informações, entre em contato através do e-mail clauregi@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-1686.

Com informações do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.