Museu do Ipiranga tem programação especial durante Semana da Independência

Entre as atividades estão um ciclo de filmes, seminários sobre história e a reformulação da marca do Museu Paulista e uma visita educativa à exposição sobre o museu na Pinacoteca

 02/09/2016 - Publicado há 8 anos
Caio do Valle - Foto: Wikipedia
Museu Paulista – Foto: Caio do Valle/Wikipedia

O Museu Paulista (MP) da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, organiza atividades para a Semana da Independência.

O objetivo é mostrar ao público a história do museu e as perspectivas para a reabertura. O evento será entre os dias 4 e 11 de setembro e aberto ao público.

Entre as atividades estão um ciclo de filmes, seminários sobre história e a reformulação da marca do Museu Paulista e uma visita educativa à exposição sobre o museu na Pinacoteca.

O evento é lançado junto ao primeiro concurso de crônicas do Museu Paulista. O tema do concurso é Minha História no Museu do Ipiranga. As crônicas podem ser enviadas após o preenchimento da ficha de inscrição até o dia 3 de outubro. As crônicas serão avaliadas por uma comissão especializada e as aprovadas serão publicadas no site do museu () para a leitura e votação do público.

Sobre o Museu Paulista

Inaugurado em 7 de setembro de 1895, o Museu do Ipiranga foi construído no local onde foi dado o grito da independência, como marco representativo da história brasileira e paulista. Foi vinculado à USP em 1963 e conta com um acervo de 150 mil itens, com coleções de objetos, iconografia e documentação impressa e manuscrita da história do País. É o mais antigo museu público de São Paulo.

Resumo da programação

Domingo, 4 de Setembro
Estamos aqui – exposição-painel na Esplanada do Edifício-Monumento
Local: Parque da Independência – Ipiranga, São Paulo

Terça, 6 de setembro
Seminário Marcas de Museus, parte 1: Identidade corporativa, identidade visual
Local: Avenida Nazaré, 268 – Ipiranga, São Paulo

Quarta, quinta e sexta, 7, 8 e 9 de setembro
Ciclo de Filmes
Local: Parque da Independência (Esplanada do Edifício-Monumento) e Avenida Nazaré, 268 – Ipiranga, São Paulo

Domingo, 11 de setembro
Visita educativa à exposição Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo
Local: Pinacoteca de São Paulo – Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo

Com informações da assessoria do Museu Paulista da USP

Mais informações: site http://www.mp.usp.br/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.