Maria Alice Vergueiro apresenta novo espetáculo em São Paulo

Aos 80 anos, a professora da USP dirige e atua em peça que apresenta a morte como um acontecimento

 02/06/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Divulgação/Centro Compartilhado de Criação
Foto: Divulgação/Centro Compartilhado de Criação

A professora de Teatro Maria Alice Vergueiro, docente da Faculdade de Educação (FE) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), ambas da USP, apresentará a peça “Why the Horse?” no Centro Compartilhado de Criação (CCC), em São Paulo, entre os dias 9 e 13 de junho. O espetáculo percorrerá 15 capitais do Brasil ao longo deste ano, com o Festival Palco Giratório do Sesc São Paulo.

Maria Alice e o grupo que ajudou a fundar, o Grupo Pândega de Teatro, ainda contam com a participação de Luciano Chirolli, Fábio Furtado e um elenco formado por Carolina Splendore, Robson Catalunha, Otávio Ortega e Alexandre Magno. A peça foi produzida com base no estudo da obra de Alejandro Jodorowsky, Fernando Arrabal e Samuel Beckett.

Com o tema da morte em foco, a peça expressa o desejo da atriz e professora de fazer da morte um happening (acontecimento), em que há uma preparação real para morrer em cena. Com um material gerado por improvisações – atuando de maneira mais aberta e experimentando novas formas de expressão teatral – e pelas relações entre os atores e a própria Maria Alice, bem como pelas sensações que o tema da morte traz, o espetáculo abandonou qualquer método de hierarquia no que tange à sua criação, contando com a colaboração de toda a equipe.

 

A peça “Why the Horse?” ficará em cartaz de 9 a 13 de junho, de quinta a segunda-feira, às 21 horas, e domingo, às 18h e às 20h30, Centro Compartilhado de Criação (rua James Holland, 57, Barra Funda, em São Paulo). Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3392-7485 e na página eletrônica www.centrocompartilhadodecriacao.com.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.