MAC inaugura exposição “A Era dos Artistas”

A mostra evita temas ou molduras teóricas prévias para que as obras adquiram o máximo de mobilidade conceitual

 19/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 22/05/2017 as 10:24
Zootécnico, 2009, de João Loureiro – Foto: Divulgação

No dia 20 de maio, sábado, às 11 horas, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP inaugura a exposição MAC USP no século XXI — A Era dos Artistas. A curadoria é feita pela professora e crítica de arte Katia Canton, que optou por organizar as obras pelo sobrenome dos artistas e evitar leituras fixas das obras, já que a mostra ficará em cartaz por cinco anos.

A intenção de Katia é tornar a curadoria invisível, para que os visitantes possam construir suas leituras sobre as obras. Segundo a curadora, o fato de a exposição ser organizada pelo sobrenome do artista “tem o intuito de minimizar sentidos preestabelecidos de conexão ou evitar temas ou molduras teóricas prévias, para deixar que as obras adquiram o máximo de mobilidade conceitual”.

A mostra reúne 106 obras produzidas a partir do ano 2000 por artistas nacionais como Regina Silveira, João Loureiro, Luiz Braga, Iran do Espírito Santo, Sandra Cinto, Lucas Simões, Geórgia Kyriakakys, Hugo Curti, Felipe Cama, Albano Afonso, Julio Leite, Jonathas de Andrade, Deborah Paiva, Claudio Cretti, Andrea Brown, Vânia Mignone, Marepe e Paulo Whitaker.

Além de Era dos Artistas, as exposições A Instauração do Moderno, Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900-2000 e Reserva em Obras também estão em cartaz no MAC e permanecerão expostas por cinco anos. Juntas, somam mais de 400 obras à disposição do público.

 

A abertura da exposição MAC USP no século XXI – A Era dos Artistas acontecerá no dia 20 de maio de 2017, a partir das 11h. A mostra ficará exposta por 5 anos. O horário de funcionamento do museu é das 10h às 21h, às terças-feiras, e das 10h às 18h, de quarta-feira a domingo. O MAC está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.mac.usp.br/mac/.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.