Laboratório de Piano da USP exibe obras de Beethoven em Campinas

Com a Orquestra Sinfônica de Campinas, concertos mostram as obras para piano e orquestra do compositor alemão

24/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/08/2017 as 12:41
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que acompanha os pianistas da USP na apresentação das obras de Beethoven para piano e orquestra – Foto: Divulgação/OSCM via Facebook

.
Em parceria com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, o Laboratório de Piano da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP apresenta, em três fins de semana, o ciclo integral de nove obras para piano e orquestra do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). Sob a regência do maestro titular da Orquestra de Campinas, Victor Hugo Toro, as apresentações acontecem sempre no Teatro Castro Mendes, em Campinas.

Neste sábado, dia 26, e domingo, dia 27, Pedro Brack, Leando Motta e Lucas Gonçalves – alunos de graduação em Música da ECA – executarão, respectivamente, o pouco conhecido Concerto para Piano em Ré Maior (Anh. 7), o Concerto para Piano nº 3 (Op. 37) e o Concerto para Piano em Ré Maior (Op. 61a), também uma obra pouco conhecida.

No fim de semana seguinte, dias 2 e 3 de setembro, o concerto será executado pelos ex-alunos da ECA Pedro Sperandio e Silvia Molan e pela professora Luciana Sayure, do Departamento de Música da ECA. Sperandio executará o Concerto para Piano (sem número), poucas vezes tocado, Silvia interpretará o Concerto para piano nº 4 (Op. 58-34) e Luciana exibirá o Concerto para piano nº 2 (Op. 19-28).

A série de concertos promovida pelo Laboratório de Piano da ECA e a Orquestra Sinfônica de Campinas teve início nos dias 19 e 20 de agosto, quando foram apresentados o raro Rondó para Piano e Orquestra em Si Bemol Maior (sem número), o Concerto para Piano nº 1 em Dó Maior (Op. 15) e o Concerto para Piano nº 5 em Mi Bemol Maior (Op. 73), “Imperador”. Os intérpretes foram o pianista Richard Kogima, ex-aluno da ECA, e os atuais graduandos Carlos Vogt e Lucas Thomazinho.

Pedro Black – Foto: Divulgação/OSMC

Lucas Gonçalves – Foto: Divulgação/OSMC

Leandro Mota – Foto: Divulgação/OSMC

“Provavelmente é a primeira vez que as nove obras para piano e orquestra de Beethoven são apresentadas juntas no Brasil”, destaca a professora Luciana Sayure, que coordena o Laboratório de Piano, em parceria com o professor Eduardo Monteiro. Ela explica que, normalmente, quando se fala nas integrais para piano e orquestra de Beethoven, pensa-se em cinco concertos. “Nós estamos apresentando nove obras: além das cinco tradicionalmente apresentadas, executamos três catalogadas somente depois da morte de Beethoven e um concerto para violino transcrito pelo compositor, que são muito pouco conhecidos.”

Os próximos concertos do Laboratório de Piano da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e da Orquestra Sinfônica de Campinas, que apresentam o ciclo integral de obras para piano e orquestra de Ludwig van Beethoven, acontecem nos dias 26 e 27 de agosto e 2 e 3 de setembro (sábados, às 20 horas, e domingos, às 11 horas), no Teatro Castro Mendes, em Campinas (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas, telefone 19 3272-9359). Mais informações podem ser obtidas na página da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC)

Ingressos: sábados, R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (estudantes e aposentados), R$ 10,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da região metropolitana de Campinas, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências) e R$ 5,00 (estudantes das redes municipal e estadual); domingos, R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia), R$ 2,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da região metropolitana de Campinas, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências) e R$ 1,00 (estudantes das redes municipal e estadual).