Jornal da USP ganha aplicativo para celular

Inovação facilita acesso dos leitores aos textos e informações publicados no jornal e ainda permite acompanhar ao vivo a programação da Rádio USP de São Paulo e de Ribeirão Preto

 05/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 23/09/2016 as 19:47
Por
Jun Okamoto Jr. - Foto: Marcos Santos/USAP Imagens
O aplicativo do Jornal da USP: acesso fácil a todo o conteúdo do jornal via celular – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Jornal da USP acaba de ganhar um aplicativo para celular. Agora, os leitores poderão ler os textos publicados pelo jornal com um simples toque no seu aparelho de telefone celular, no sistema Android e no sistema iOS. A inovação se deve a uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social (SCS) – que publica o Jornal da USP – e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), ambas da USP, e dá continuidade às mudanças introduzidas no jornal desde o início do ano, quando a publicação deixou de ser impressa e passou a ser exclusivamente on-line.

Professor Jun Okamoto Jr - Foto: Marcos Santos USP Imagens
O professor Jun Okamoto Jr. – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, o professor da Escola Politécnica da USP Jun Okamoto Jr., assistente da STI, lembra que a parceria entre a SCS e a STI é antiga. “Já desenvolvemos aplicativos para o Jornal da USP, e agora, com o fim do jornal impresso e as alterações na página do jornal digital, criamos um novo aplicativo, adequado a esse formato”, afirma Okamoto.

Segundo a chefe técnica da Divisão de Mídias Online da SCS, jornalista Marcia Blasques, o objetivo do aplicativo é facilitar o acesso do usuário às matérias e artigos publicados pelo Jornal da USP. “Por mais que o novo site do jornal tenha uma plataforma responsiva, é muito mais fácil acessá-lo no celular, no formato de um aplicativo, do que pelo navegador”, afirma, lembrando que os dois aplicativos antigos – um de notícias e outro de eventos – foram extintos.

Marcia Blasques, diretora de mídias online da SCS - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
A jornalista Marcia Blasques – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O novo aplicativo une as funções dos dois anteriores, além de trazer novidades. “O usuário tem acesso a todo o conteúdo e arquivo de notícias do Jornal da USP e à agenda de eventos da Universidade, e também pode sintonizar a programação da Rádio USP de São Paulo e de Ribeirão Preto”, explica Marcia. É possível ouvir a programação da Rádio USP ao mesmo tempo em que se navega pelas outras funções do aplicativo. As notícias podem ser filtradas por editoria e assunto, e os eventos são categorizados pelo tipo de evento, o local e a data onde ocorrerão. O aplicativo também indica o endereço exato dos eventos, através do aplicativo de mapas do próprio celular.

A ideia do aplicativo foi apresentada ao professor Okamoto no final de 2015, quando as mudanças do Jornal da USP começavam a ser implementadas. “O aplicativo demorou um pouco mais para ser lançado porque o site do jornal tinha que estar pronto para que a STI pudesse trabalhar em cima das novas bases”, explica Marcia. “Redesenhamos todo o design do aplicativo de acordo com a nova identidade visual do site”, confirma Okamoto. “É um aplicativo completamente novo.”

George Campos - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O webdesigner George Campos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O aplicativo do Jornal da USP funciona com conexão com a internet e está disponível nas versões 4.0.3 e seguintes do Android e 8.0 e seguintes do iOS. Em ambos os sistemas operacionais as funções são as mesmas, com diferenças apenas no design gráfico, adequado a cada plataforma. “Esse aplicativo é uma extensão do Jornal da USP e da própria Universidade, que visa a oferecer produtos e serviços para um público maior”, afirma o webdesigner George Campos, da SCS, que, ao lado de Marcia, gerenciou o projeto do aplicativo. “Vai ser uma boa ajuda para aqueles usuários que gostam das facilidades que o aplicativo oferece, como acesso rápido à agenda e a possibilidade de encaminhar informações via redes sociais.”

Para baixar o aplicativo do Jornal da USP, basta buscar por “Jornal da USP” nas lojas de aplicativos do seu celular. Ele está disponível nos sistemas operacionais Android (a partir da versão 4.0.3) e iOS (a partir da versão 8.0). Em ambos os sistemas, o aplicativo é gratuito e possui as mesmas funções, com diferenças apenas no layout.

 

Aplicativo tem três seções

O aplicativo para celular do Jornal da USP possui três seções: “Jornal”, “Acontece” (ou “Eventos”, na versão do aplicativo para o sistema iOS) e “Rádio”.

[cycloneslider id=”app_jusp”]

.

Na aba “Jornal”, é possível acessar as notícias atualizadas do Jornal da USP, com os principais assuntos aparecendo em destaque e as matérias secundárias, abaixo. As notícias são exibidas na íntegra ao se clicar sobre elas e há a possibilidade de compartilhá-las via e-mail, Facebook e Twitter, através de um ícone de compartilhamento. Além disso, o usuário pode fazer buscas por notícias específicas e filtrá-las de acordo com a editoria à qual pertencem.

A seção “Acontece” mostra ao usuário todos os eventos relacionados à Universidade ou sediados nela, como cursos, exibições de filmes, peças, palestras e colóquios. Ali são dadas informações relativas aos eventos – entre elas, preços, meios de contato, horários, datas e endereço –, incluindo mapas do próprio celular. O usuário também pode compartilhar informações sobre eventos em redes sociais e via e-mail e também adicioná-los ao calendário do seu celular. Há a possibilidade ainda de buscar eventos específicos e filtrá-los por categoria, data ou local.

Já a seção “Rádio” dá acesso à programação da Rádio USP FM de São Paulo (93,7 MHz) e de Ribeirão Preto (107,9 MHz). O usuário pode ouvir a rádio ao mesmo tempo em que navega pelas outras seções do aplicativo, lendo notícias ou conferindo os eventos. Também não é preciso manter o aplicativo aberto para ouvir a programação, pois ela continuará tocando mesmo com o celular em modo de bloqueio.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.