Eventos em memória do crítico e professor da USP tomam São Paulo

Mostras de filmes, palestras e cursos acontecem na cidade até o final do ano para celebrar o centenário de Paulo Emilio Salles Gomes

 05/09/2016 - Publicado há 8 anos
Por

Além da mostra 100 Paulo Emilio, apresentada pelo Cinema da USP (Cinusp), uma série de eventos será realizada em setembro e nos próximos meses, na cidade de São Paulo, em comemoração ao centenário do crítico de cinema e professor da USP Paulo Emilio Salles Gomes.

20160901_03_filmescompartivos1
Em homenagem a Paulo Emilio, Cinemateca mostra filmes nacionais e suas inspirações estrangeiras (acima e abaixo) – Fotos: Divulgação

De 15 de setembro a 9 de outubro, a Cinemateca Brasileira promove a mostra A Incapacidade Criativa do Cinema Brasileiro de Copiar, que exibirá, em sessões duplas, filmes brasileiros e suas inspirações estrangeiras. Serão projetados em sequência, por exemplo, Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, e Banana Mecânica, de Braz Chediak, e Tubarão, de Steven Spielberg e Bacalhau, de Adriano Stuart.

Outras cinco mostras serão organizadas pela Cinemateca Brasileira: Paulo Emilio Realizador (de 13 a 16 de setembro), Recorte de Filmes Silenciosos (de 10 a 19 de novembro), Clássicos e Cinejornais Restaurados na Cinemateca (de 24 de novembro a 11 de dezembro), Vestígios do Cinema (de 15 a 18 de dezembro) e Festa de Encerramento (17 de dezembro). Mais informações sobre as mostras podem ser obtidas no site da Cinemateca (www.cinemateca.gov.br).

Já o Cinesesc (Rua Augusta, 2.075, Cerqueira César) apresenta até 7 de setembro uma mostra de filmes que foram tema de textos críticos de Paulo Emilio. Entre as obras a serem apresentadas estão clássicos de Jean Renoir, Frederico Fellini, Charles Chaplin e Humberto Mauro. A programação completa pode ser acessada no neste endereço: www.cinemateca.gov.br/100pauloemilio/cinesesc.html.

20160901_03_filmescompartivos2A 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 20 de outubro a 2 de novembro, também prestará homenagens a Paulo Emilio Salles Gomes. Entre os dias 20 e 30 de outubro, ela exibirá cinco filmes escritos por Paulo Emilio, que serão projetados ao ar livre no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Está em andamento no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc um evento também em homenagem ao crítico e professor da USP. O evento incluiu uma mesa de debates, no dia 22 de agosto, com a participação do professor da USP Jean-Claude Bernardet, e o curso Crítica e Ensaio Cinematográfico, com aulas dadas pelo historiador Adilson Mendes e pelos professores da USP Ismail Xavier e Carlos Augusto Calil. Além disso, haverá a Oficina Cinematográfica, nos dias 5, 6, 8, 9 e 12 de setembro, ministrada pelos pesquisadores Ilana Feldman e Luiz Carlos Oliveira Jr.

Outras homenagens a Paulo Emilio Salles Gomes já aconteceram. No dia 1º de setembro, o 27º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo apresentou curtas relacionados ao crítico, como o biográfico Paulo Emilio e Tem Coca-Cola no Vatapá, roteirizado por ele. No dia 24 de agosto, no Itaú Cultural, o Cinusp e a Cinemateca Brasileira promoveram o seminário 100 Paulo Emilio, que teve palestras, mesas de debate e projeções de filmes.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.