Escritora norte-americana Deirdre McCloskey faz palestra na USP

Evento será nesta quinta-feira, dia 9, às 14 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Por - Editorias: Cultura
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1Print this pageEmail
A escritora norte-americana Deirdre McCloskey – Foto: Policy Exchange via Wikimedia Commons / CC BY 2.0

A escritora norte-americana Deirdre McCloskey fará palestra nesta quinta-feira, dia 9, às 14 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Professora Emérita da Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, Deirdre falará sobre o seu novo livro, Bourgeouis Equality – How ideas not capital or institutions, enriched the world (“Igualdade Burguesa – Como ideias, não capital ou instituições, enriqueceram o mundo”).

O novo livro de Deirdre McCloskey – Foto: Reprodução

Economista e historiadora, Deirdre afirma que o desenvolvimento econômico experimentado pela humanidade desde 1800 não se deveu à acumulação de capital ou a instituições que promovessem eficiência, mas sim a ideias que foram difundidas nesse período na Europa e nos Estados Unidos. Para ela, as ideias de liberdades iguais e dignidade para as pessoas comuns, contidas nas virtudes burguesas, foram a principal causa desse enriquecimento.

Deirdre é uma mulher trans. Casada por 30 anos e com dois filhos, fez a transição em 1995, aos 53 anos. Define-se como “uma mulher literária, quantitativista, pós-moderna, pró-livre mercado, progressista, episcopal, não conservadora. Sou uma cristã libertária”, diz.