Edusp lança obra-prima de Fernand Braudel

Livro clássico do historiador francês – que foi professor da USP entre 1935 e 1937 – será lançado no dia 24 de novembro, na Cidade Universitária, com debate mediado pelo professor Plinio Martins

Por - Editorias: Cultura
Escritor e historiador francês Fernand Braudel - Foto: Wikipédia
O historiador francês Fernand Braudel – Foto: Wikipédia

Livro clássico do historiador francês Fernand Braudel – que foi professor da USP entre 1935 e 1937 -, O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo na Época de Filipe II será lançado no dia 24 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Anfiteatro de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Resultado da tese de doutorado defendida por Braudel em 1947 na Universidade Sorbonne, na França, e publicado pela primeira vez em 1949, o livro é agora lançado no Brasil pela Editora da USP (Edusp), em dois volumes, com prefácio assinado pelos professores Lincoln Secco, do Departamento de História da FFLCH, e Marisa Midori Deaecto. da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

20161123_01_mediterraneo
A edição da Edusp do livro de Braudel – Foto: Reprodução

No lançamento, haverá debate sobre a obra de Braudel, com participação de Lincoln Secco, Marisa Deaecto e Fabio Contel, professor do Departamento de Geografia da FFLCH. O debate será mediado pelo professor Plinio Martins, da ECA.

O livro de Braudel “é uma obra-prima da pesquisa histórica composta de narrativas fragmentárias, reconstituição de eventos, pintura de paisagens, interpretação de dados econômicos e belas descrições geográficas”, escrevem Secco e Marisa no prefácio da obra.

O lançamento do livro O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo na Época de Filipe II, de Fernand Braudel, será no dia 24 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Auditório de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Avenida Professor Lineu Prestes, 338, na Cidade Universitária, em São Paulo).