Curso de Design da USP comemora dez anos com exposição gratuita

Instalada no Centro Universitário Maria Antonia, a mostra reúne trabalhos das primeiras turmas do curso

31/01/2017 - Publicado há 7 anos
Entre TCCs e projetos premiados, a mostra reúne uma seleção de 65 trabalhos desenvolvidos por alunos da graduação - Foto: Jorge Maruta/USP
Entre TCCs e projetos premiados, a mostra reúne uma seleção de 65 trabalhos desenvolvidos por alunos da graduação – Foto: Jorge Maruta/USP

Iniciado em 2006, o curso de bacharel em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) comemora uma década de existência – completada no ano passado – com a exposição FauForma: Designers 10 anos, realizada no Centro Universitário Maria Antonia. Em cartaz desde novembro de 2016, a exposição, que antes iria até janeiro deste ano, foi prorrogada e permanece na programação do Centro até dez de março de 2017 reunindo trabalhos desenvolvidos pelas primeiras turmas do curso.

Instalada no segundo andar do prédio, a exposição é composta por 65 trabalhos selecionados a partir da indicação de professores, distribuídos, sem se pautar pela cronologia, entre grades suspensas fixadas no salão destinado à exposição. Além de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), a mostra contempla, também, projetos premiados realizados pelos alunos durante a graduação, ambos representantes dos processos de investigação, experimentação e produção realizados no curso desde que este foi criado.

Exposição para o público e laboratório para os alunos

De caráter laboratorial, a exposição foi organizada por uma equipe de professores e alunos de Design e, integralmente, desenvolvida no ambiente da FAU-USP. Tudo o que o público pode conferir no segundo piso do Centro é fruto do trabalho dos próprios discentes da graduação que, com orientação e apoio dos técnicos e docentes, foram responsáveis tanto pelo desenvolvimento do projeto expográfico, de identidade visual e mobiliário, como pela gestão da produção e montagem.

Embora seja uma edição comemorativa, esta é a terceira FauForma: Designers que o curso organiza – as edições anteriores foram realizadas em 2011 e em 2015. Segundo Giselle Beiguelman, professora da FAU-USP e uma das coordenadoras da exposição, o método laboratorial é uma das marcas registradas do FauForma. “Trata-se de uma experiência pedagógica muito interessante”, afirmou a professora sobre a exposição.

Premiado com menção honrosa, o jogo de xadrez inclusivo que pode ser jogado por deficientes visuais integra a mostra em exposição - Foto: Jorge Maruta/USP
Premiado com menção honrosa, o jogo de xadrez inclusivo que pode ser jogado por deficientes visuais integra a mostra em exposição – Foto: Jorge Maruta/USP

Uma amostra do ensino dado

Pensado para ser capaz de unir conhecimentos da arquitetura e urbanismo, das engenharias, da economia, da comunicação e das artes, o curso de Design da USP visa uma formação abrangente e crítica, pautada nas questões sociais, e não se limita a explorar uma só linguagem ou formato. Para a professora Clice Mazzilli, a outra coordenadora da exposição e primeira coordenadora do curso, a FauForma: Designers, traduz o ensino da FAU-USP.

Conforme a professora explica, a mostra busca evidenciar a diversidade de linguagens e formatos explorados pelo curso. Segundo ela, os trabalhos selecionados exploram temas que vão da educação à comunicação urbana, o uso criativo das linguagens, as formas colaborativas de produção e as possibilidades de participação do usuário nos processos de projeto, revelando o caráter panorâmico da graduação, com destaque para “a preocupação social e crítica”, nos projetos apresentados.

[cycloneslider id=”design”]

Parte da equipe que criou o bacharelado, Clice aponta ainda para a realização de uma revisão da estrutura curricular da graduação, visando atender às demandas específicas e aos novos modelos de conhecimento e ações criados pelas transformações internas e externas – culturais, econômicas e tecnológicas – pelas quais o curso vem atravessando ao longo de seus dez anos. “A ideia é adequá-la ao dinamismo das mutações disciplinares, promovendo flexibilidade e um leque de escolhas maior aos estudantes”, conclui.

Exposição – Fauforma: Designers 10 anos
Quando: de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h, até 10 de março de 2017