Centro Universitário Maria Antonia faz “Mostra de Arte Cerâmica”

Exposição traz obras de 49 artistas, que revelam o desenvolvimento da arte cerâmica no Brasil

Por - Editorias: Cultura
A 1ª Mostra de Arte Cerâmica do Centro Universitário Maria Antonia da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A cerâmica está crescendo muito. Antes, pensava-se no utilitário, mas hoje o apreço pelo artístico é cada vez maior. Estamos batalhando para colocar a cerâmica em um patamar maior, em igualdade com as outras artes, e mostrar que a cerâmica pode ser grande, sim. Há uma melhoria no nível técnico e na criatividade.”

Essa é a importância da 1ª Mostra de Arte Cerâmica, em cartaz até 28 de janeiro de 2018, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, segundo Cibele Nakamura, que faz a curadoria do evento, em parceria com Carlos Augusto Rossi de Almeida.

Itinerante, a exposição já foi apresentada em junho na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. No Ceuma, ela está em cartaz desde 14 de setembro. ”A princípio, ficaríamos por apenas um mês, mas a mostra foi tomando proporções maiores e a diretoria nos pediu para ficar até o ano que vem”, disse. Sobre o percurso da exposição, Cibele acredita que é uma forma de fomentar a cultura e o conhecimento da população.

Outro ponto destacado pela curadora da mostra é a variedade de artistas presentes na exposição. Entre os 49 nomes, destacam-se Norma Grinberg, Paula Unger e Kimi Nii. ”Temos artistas consagrados, mas apostamos, também, nos novos, porque estamos investindo na diversidade, para mostrar o que está sendo feito na cerâmica. Nosso espectador pode ver o que está sendo feito na cerâmica de um modo geral”, analisa.

A 1ª Mostra de Arte Cerâmica fica em cartaz até 28 de janeiro de 2018, de terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 18h, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP (Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, em São Paulo). Entrada grátis.  Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica http://mariantonia.prceu.usp.br/ e pelo telefone (11) 3123-5200.

Oceano, de Thadeu Geurra - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Articulada, de Silvia Tagusagawa - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Égide, de Silvia de Bock - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Vida de Oleiro, de Pris Spaluto - Foto: Marcos Santos/USP Imagens