Coral da USP faz apresentação no Engenho dos Erasmos

Exibição, que celebra 20 anos de existência do Grupo Tendal, do Coral da USP, ocorre neste sábado, às 15 horas

17/05/2018 - Publicado há 6 anos
Apresentação do Grupo Tendal, do Coral da USP, neste sábado, terá repertório de música urbana brasileira – Foto: Acervo Coralusp

Neste sábado, 19 de maio, às 15 horas, o Grupo Tendal, do Coral da USP (Coralusp), vai realizar uma apresentação gratuita no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP, localizado em Santos, no litoral paulista.

Incluída na programação da 16ª Semana Nacional de Museus – promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio —, a apresentação também celebra os 20 anos de existência do Grupo Tendal do Coralusp, formado em 1997 pela regente Helena Maria Starzynski na antiga Estação Ciência da USP e atualmente sediado no Centro Cultural Tendal da Lapa.

“Nesse tempo todo de existência, temos proposto um repertório com foco na música urbana brasileira”, diz o regente do Grupo Tendal, Mauro Aulicino. Ele conta que para a apresentação deste sábado, parte da ação intitulada “Estação Tendal: 20 anos de um Coralusp espalhado por toda a São Paulo”, o público vai conferir uma retrospectiva do passado do grupo, a partir de um repertório variado, que passa pelas releituras de composições famosas tocadas em projetos realizados no passado.

O Grupo Tendal, do Coral da USP – Foto: Monumento Nacional Engenho São Jorge dos Erasmos

“Do projeto ‘Nega Música’, vamos tocar Minha Missão, de João Nogueira e Paulo César Pinheiro; do ‘Yes, nós temos Bananas!’, Águas de Março, de Tom Jobim; do ‘Canções de Mar’, nosso projeto mais antigo, vamos apresentar Prende La Vela, de Lucho Bermúdez; e do ‘Paradeiro – Algumas Canções de Hoje’, vamos apresentar a música Paradeiro, de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte”.

A apresentação não contará com um instrumentista convidado, como comumente acontece nas apresentações do Coralusp. Em vez disso, a apresentação será acapella, só com os cantores do Grupo Tendal, classificados nas categorias sopranos, contraltos, tenores e baixos. O figurino é de Juliana Rizzo e a realização, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Para participar do evento, é necessária a realização de inscrição prévia, que pode ser feita através do site engenho.prceu.usp.br

As vagas são gratuitas e limitadas. O Engenho dos Erasmos está localizado na Rua Alan Cíber Pinto, 96, Vila São Jorge, Santos.

Outras informações, entre em contato pelo telefone (13) 3229-2703 ou pelo e-mail ruinasengenho@usp.br