Campus de Ribeirão Preto expõe a arte das fotos em preto e branco

Exposição é resultado dos trabalhos dos alunos da Oficina de Fotografia Básica oferecida pela USP

 14/12/2017 - Publicado há 6 anos
Imagem presente na exposição da Oficina de Fotografia Básica do campus da USP de Ribeirão Preto – Foto: Toninho Moraes

.
Fazer fotografias em preto e branco exige que o fotógrafo busque um equilíbrio entre a luz e os elementos que compõem a imagem, além de atentar para o arranjo estético do conjunto, sem ter a criatividade dispersada pela cor.

É com esse argumento que o coordenador da Oficina de Fotografia Básica do campus da USP de Ribeirão Preto, Carlos de Araujo Arantes, justifica a exposição de fotografias em preto e branco que está em cartaz até 23 de fevereiro de 2018 na Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto.

As fotografias foram feitas pelos alunos da oficina, durante o segundo semestre de 2017. Elas retratam os mais variados temas, como paisagens, pessoas e construções.

A Oficina de Fotografia Básica é realizada semestralmente desde 1990, sempre sob a coordenação de Arantes. Ela já formou mais de 500 fotógrafos. Alguns deles se tornaram profissionais, ainda que a oficina não tenha caráter profissionalizante. São oferecidas 30 vagas por semestre, todas sempre preenchidas. “Na oficina, nós ensinamos desde como pegar uma câmera até conceitos avançados de fotografia, como profundidade de campo, utilização do diafragma, longa exposição e reciprocidade”, explica Arantes.

Confira abaixo algumas das fotos em cartaz na exposição:

Foto: Ana Ribeiro

.

Foto: Rafael Mazzer

.

Foto: Rafael Mazzer

.

Foto: Luiz Carlos Custodio

.

Foto: Thais Casella

.
A exposição é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Seção de Atividades Culturais, que fica no campus da USP de Ribeirão Preto (Rua Pedreira de Freitas, casa 4).   

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3315- 3530.

Com informações de Giovanna Grepi, de Ribeirão Preto

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.