Prêmio Amigo do Livro será entregue na Biblioteca Brasiliana

No dia 15, às 18 horas, evento terá lançamento de livro, apresentação de vídeo e concerto musical

 13/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 15/03/2018 as 10:04
Os vencedores do Prêmio Amigo do Livro ganham uma escultura criada pela artista plástica Maria Bonomi – Foto: Jorge Maruta / USP Imagens

O 1º Prêmio Amigo do Livro será entregue nesta quinta-feira, dia 15 de março, às 18 horas, em evento na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. O prêmio é uma iniciativa do Nele – Núcleo do Estudo do Livro e da Edição – , que homenageia profissionais que contribuem para o desenvolvimento do livro e da editoração no Brasil. Na mesma ocasião, serão lançados o livro As Bibliotecas de Maria Bonomi, de Marisa Midori, edição das Publicações BBM,  baseado em exposição feita pela artista na Biblioteca em 2017, e o catálogo da mostra, que teve curadoria de Mayra Laudanna e Bianca Dettino. Haverá ainda a apresentação de um vídeo da exposição, produzido por Lauro Rocha, e uma apresentação de viola do professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Ivan Vilela, um dos maiores especialistas do Brasil naquele instrumento. “Queremos prestar nossa homenagem a pessoas que são muito importantes para a produção editorial no nosso País”, afirma o professor Plinio Martins Filho, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA e editor da BBM Publicações.

Os homenageados nesta primeira edição do Prêmio Amigo do Livro são o editor Claudio Giordano, o designer e diretor da Negrito Editorial, Ricardo Assis, o proprietário da Lis Gráfica, Leonardo Guimarães Ferreira, e a diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda. Eles receberão uma escultura criada por Maria Bonomi.

O catálogo da exposição As Bibliotecas de Maria Bonomi – Foto: Divulgação

O professor Jean-Pierre Chauvin, do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA e membro do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele) da USP, justifica desta forma a entrega do prêmio ao editor Claudio Giordano: “A trajetória desse editor e tradutor envolve a simplicidade e a coragem de um sujeito que se define como quixotesco, o que o levou a alguns debates interessantes com alguns de seus amigos mais próximos. A seu ver, a concepção puramente acadêmica de quem trabalha com o livro pode levar à seleção de autores e obras que, naturalmente, implicam a exclusão de outros”.

A respeito de Ricardo Assis, o professor Plinio Martins destaca que ele se tornou um reconhecido e premiado designer gráfico em razão de seu trabalho à frente da Negrito Editorial. “Seu talento profissional, voltado para a produção de livros admiráveis, só é tão significativo quanto a generosidade com que vem contribuindo para a existência da revista Livro“, acrescenta Martins, referindo-se à publicação do Nele.

O professor Plinio Martins – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

Já quanto a Leonardo Guimarães Ferreira, Plinio Martins considera que a sua contribuição para a Com-Arte, a editora-laboratório da ECA, justifica a entrega do Prêmio Amigo do Livro. “A qualidade de uma gráfica não se mede apenas pelo resultado de sua impressão e acabamento, mas também pela atenção, compreensão e apoio que dedica ao editor.”

Para a professora Marisa Midori, também da ECA e do Nele, a professora Maria Arminda é merecedora do Prêmio Amigo do Livro em razão de sua personalidade e de sua sensibilidade. “Tornar-se um gestor público e manter viva a utopia, os princípios humanísticos e o senso de justiça que governam a mente e o coração de um professor, sobretudo se seu campo de trabalho é justamente o das ciências humanas, tudo isso requer muita personalidade. E o apoio a projetos quixotescos em sua essência, embora profundamente comprometidos com a missão universitária, requer do gestor uma singular sensibilidade.”

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, 78, Espaço Brasiliana, na Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2648-0852.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.