Biblioteca Brasiliana abre exposição sobre Monteiro Lobato

Até 29 de junho, mostra traz 130 obras do escritor traduzidas para vários idiomas

04/05/2018 - Publicado há 6 anos
A exposição Monteiro Lobato Sem Fronteiras apresenta ao público o trabalho de um dos maiores autores da literatura brasileira – Ilustração: Victor Daibert / BBM

.
A partir desta segunda-feira, dia 7 de maio, até 29 de junho, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP realiza a exposição
Monteiro Lobato Sem Fronteiras, que busca destacar e trazer ao público a trajetória internacional da carreira literária do autor nascido na cidade de Taubaté (SP) e considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira de todos os tempos.

Gratuita, a mostra reúne mais de 130 obras infantis e adultas de Monteiro Lobato, traduzidas em vários idiomas e publicadas no exterior — como Urupês, Reinações de Narizinho e O Saci —, bem como obras clássicas da literatura universal traduzidas por ele para o público brasileiro — como Moby Dick, de Herman Melville, e Adeus às Armas, de Ernest Hemingway. Serão disponibilizados tablets para consultas de trechos de obras selecionados pela curadoria, além de acesso a conteúdo digitalizado e interativo por parte dos visitantes da exposição.

O material pertence ao acervo do Centro de Documentação do Instituto de Estudos Monteiro Lobato, localizado em Taubaté e criado com o objetivo de incentivar estudiosos, produtores culturais, pesquisadores e admiradores de Lobato a trilharem novos caminhos sobre sua obra.

Evento ocorre entre 7 de maio e 29 de junho na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
A curadoria é do gestor de projetos socioculturais Luciano Mizrahi Pereira e do jornalista e produtor cultural Vladimir Sacchetta. “Queremos mostrar a trajetória internacional da carreira de Lobato, traduzido e tradutor. Podemos dizer também que esta exposição celebra Monteiro Lobato como escritor universal, um autor que ultrapassou fronteiras, passeou por diferentes culturas e transcendeu seu tempo. Lobato é um mestre da literatura infantil mundial”, destaca Pereira.

A exposição tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e é realizada pela BBM, em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade de Taubaté, o Instituto de Estudos Monteiro Lobato e o Porviroscópio Projetos e Conteúdos Culturais.

A mostra Monteiro Lobato Sem Fronteiras fica em cartaz de 7 de maio a 29 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, na sala multiuso da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada na Rua da Biblioteca, s/nº, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Para mais informações, ligue no (11) 2648-0320, ou acesse o site bbm.usp.br/node/339

Com informações de Elcio Silva / Assessoria de Comunicação da BBM