USP Talks debate a violência contra a mulher

Na próxima quarta-feira, dia 27 de julho, das 12h30 às 13h30, será realizada a quarta edição do programa USP Talks, com o tema “Violência contra a mulher: causas, consequências e responsabilidades”. As palestrantes são a professora da Faculdade de Medicina da USP, Ana Flávia d’Oliveira, e a promotora de justiça do Ministério Público de São Paulo, Silvia Chakian.

20/07/2016 - Publicado há 8 anos

A violência contra mulheres é um dos maiores problemas sociais do Brasil, que se manifesta de diversas formas, desde discriminação e assédio no ambiente de trabalho até estupros e outras formas de agressão física e psicológica

Na próxima quarta-feira, dia 27 de julho, das 12h30 às 13h30, será realizada a quarta edição do programa USP Talks, com o tema “Violência contra a mulher: causas, consequências e responsabilidades”. As convidadas a debater o assunto são a professora da Faculdade de Medicina da USP, Ana Flávia d’Oliveira, e a promotora de justiça do Ministério Público de São Paulo, Silvia Chakian.

Ana Flávia d’Oliveira possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem residência médica em Medicina Preventiva e Social pela USP, com mestrado e doutorado em Medicina Preventiva também pela mesma Universidade. É docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, atuando principalmente nos seguintes temas: violência de gênero, serviços de saúde da mulher, atenção primária.

Silvia Chakian tem graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) do Ministério Público de São Paulo. Tem experiência na área criminal, atuando principalmente no enfrentamento à violência de gênero, doméstica e familiar contra a mulher.

Cada palestrante fará uma apresentação de 15 minutos, com meia hora de debate com a plateia ao final.

O programa USP Talks é uma iniciativa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e apoio da Livraria Cultura, que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

O evento é gratuito, aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia (a entrada é por ordem de chegada, até a capacidade do teatro de 168 lugares) e será realizado no teatro da Livraria Cultura, localizado no Conjunto Nacional, na Av. Paulista 2073, Bela Vista, São Paulo.

Também haverá transmissão ao vivo do evento pela internet, no canal USP Talks do YouTube. Para mais informações, acesse a página do programa no Facebook.