USP promove Feira das Profissões entre os dias 8 e 10 de agosto

Estudantes do ensino médio e vestibulandos têm a oportunidade de conhecer os cursos de graduação oferecidos pela USP e participar de atividades interativas.

08/08/2013 - Publicado há 11 anos

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) promove, entre os dias 8 e 10 de agosto, a sétima edição da Feira de Profissões da USP, que está sendo realizada no Centro de Práticas Esportivas (Cepe), localizado na Cidade Universitária, no Butantã, em São Paulo.

Nos três dias de evento, estudantes de ensino médio e vestibulandos terão a oportunidade de conversar com professores, funcionários e alunos das Unidades de Ensino da USP sobre todos os cursos de graduação oferecidos pela Instituição, bem como obter informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil e o mercado de trabalho. Os estudantes poderão participar, por exemplo, de dinâmicas de orientação vocacional e bate-papos com docentes da Universidade.

Neste ano, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) estendeu o prazo para pedidos de isenção ou redução da taxa do vestibular até o dia 10 de agosto e, estes pedidos também poderão ser feitos na Feira de Profissões, no estande da Superintendência de Assistência Social (SAS)/Fuvest.

Novidades

Em sua sétima edição, a Feira de Profissões da USP ganhou mais espaço e agora vai ocupar aproximadamente seis mil metros quadrados do Cepeusp, o que é quase o dobro com relação às edições anteriores, no qual os estandes das Unidades de ensino estarão maiores e os visitantes poderão circular mais livremente pelo evento. A novidade se deve ao grande crescimento do evento que, só no ano passado, chegou a receber quase 53 mil estudantes.

Outra novidade é o Espaço do Educador, que tem o objetivo de dar mais visibilidade às oficinas e cursos de extensão ligados à formação de professores, além de trazer informações sobre os acervos, museus e atividades culturais da USP. “A Feira de Profissões da USP tem uma proposta diferente este ano. O atendimento aos estudantes continua sendo nossa prioridade, mas agora nós nos voltamos também para o educador, que acreditamos desempenhar um papel decisivo na escolha profissional desses jovens”, explica a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Os visitantes também poderão participar do Giro Cultural USP, que irá promover, de hora em hora, visitas monitoradas dentro da Cidade Universitária, indicadas tanto aos estudantes quanto aos professores e às próprias famílias que acompanham os jovens no evento. Durante a feira, serão realizadas apresentações do “Show da Física”, “Química em Ação” e oferecidas visitas monitoradas ao Museu de Anatomia Veterinária da USP.

A Feira de Profissões da USP faz parte do programa USP e as Profissões, que tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Para isso, o programa organiza um calendário de visitas de alunos do ensino médio à USP e também as Feiras de Profissões da USP, eventos promovidos uma vez por ano no campus da capital e em um dos campi do interior, de forma itinerante.

A feira funciona das 9h às 17h. O Cepe está localizado à Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11 ) 3091-3511 / 3513 ou por e-mail: uspprofi@usp.br

(Com informações da Divisão de Comunicação Institucional / Foto: Ernani Coimbra)