USP amplia área de cultura e extensão universitária na cidade de Santos

02/10/2009 - Publicado há 14 anos

Na segunda-feira, dia 5 de outubro, às 15h, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, vai inaugurar a segunda fase da construção do Bloco Didático de sua Base Avançada de Cultura e Extensão Universitária na cidade de Santos.

A construção da Base Avançada, na qual pretende-se desenvolver várias atividades de cultura e extensão da USP, foi feita em duas etapas: na primeira, em 2008, teve a inauguração do auditório e espaço expositivo; e na segunda, neste ano, inaugura-se o Bloco Didático, composto de sala de múltiplo uso, ateliê, sala de seminários, administração e copa.

O Engenho São Jorge dos Erasmos é um dos três mais antigos do Brasil, construído por iniciativa de Martim Afonso de Sousa, em 1532, quando, então, destinava-se ao beneficiamento de cana-de-açúcar. Suas ruínas são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), fato que tornou o terreno das ruínas um Monumento Nacional.

As ruínas integram o patrimônio da USP há 51 anos, desde 31 de janeiro de 1958, quando o terreno onde estão situadas – com área de 4000 m2 – foi doado para a Universidade. Na época, este Monumento ficou vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), sendo transferido em 1998 para a Pró-Reitoria.

A cerimônia de inauguração vai acontecer no próprio Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, situado à Rua Alan Ciber Pinto, 96, na Vila São Jorge, zona noroeste de Santos.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 13- 3203 3901, ou pelo e-mail: ruinasengenho@usp.br