Usar única agulha reduz custo e risco de medicação subcutânea

Estudo na “Revista da Escola de Enfermagem da USP” indica como otimizar administração de medicamentos sem reduzir conforto

29/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 01/07/2018 as 12:59

Cabeçalho da página

A nova edição da Revista da Escola de Enfermagem da USP (volume 52, 2018) traz o artigo Avaliação ultraestrutural de agulhas e seu papel no conforto durante a administração subcutânea de medicamentos. O trabalho de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) indica que o uso de uma única agulha, tanto para o preparo quanto para a administração de medicamentos pela via subcutânea, devem ser considerados como estratégias para redução da produção de resíduos perfurocortantes, diminuição do custo por procedimento e limitação do risco de contaminação de dispositivos.

Para chegar a essas conclusões, foi realizada pesquisa experimental em dois momentos. Inicialmente, agulhas hipodérmicas foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura e, em seguida, um ensaio piloto foi conduzido com os participantes, que indicaram o nível de conforto percebido no momento da penetração dos biséis das agulhas durante a administração pela via subcutânea.

Um outro estudo publicado nesta edição, Fatores associados ao consumo do cigarro entre adolescentes de escola pública, buscou estimar a prevalência de consumo de cigarro e sua associação com variáveis sociodemográficas em adolescentes escolares da rede pública de ensino da cidade de Guanambi (BA). Entre as conclusões, evidenciou-se associação estatisticamente significante com as variáveis: idade maior que 15 anos, sexo masculino, não proferir religião, já ter iniciado atividades sexuais, e vivência de violência doméstica.

Já a pesquisa Espiritualidade nos cuidados paliativos: experiência vivida de uma equipe interdisciplinar, realizada com uma equipe de cuidados paliativos oncológicos da cidade de Pelotas (RS) mostrou os efeitos da espiritualidade no cotidiano das equipes de enfermagem. Segundo o estudo, a espiritualidade exercida pelos profissionais junto aos pacientes propiciou sentido ao seu trabalho em cuidados paliativos, e facilitou a formação de vínculos entre equipe, paciente e sua família.

O novo volume do periódico bimestral traz também  estudos sobre pronto-atendimentos, jogos experimentais para o ensino da enfermagem, incidência de quedas em hospitais universitários, entre outros assuntos.

Para conferir na íntegra essa e outras edições, acesse o Portal de Revistas da USP.

Mais informações: e-mail nursingscholar@usp.br