USP oferece 4.300 vagas em 483 cursos para maiores de 60 anos

Estarão abertas, no período de 25 a 29 de julho, as inscrições para as atividades do segundo semestre de 2016 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

 18/07/2016 - Publicado há 8 anos
Por

Estarão abertas, no período de 25 a 29 de julho, as inscrições para as atividades do segundo semestre de 2016 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Ao todo, são oferecidas 4.300 vagas em 483 atividades, que incluem disciplinas regulares oferecidas nos cursos de graduação, cursos, palestras, excursões, práticas esportivas, disponíveis nos campi da USP em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. O programa, com atividades gratuitas, está voltado para pessoas com idade a partir de 60 anos.

“Jornalismo Esportivo – a pauta além do futebol”; “Educação, Meio Ambiente e Sociedade”; “Empreendedorismo e criação de modelos de negócios”; e “Comunicação Digital e as Novas Mídias” são algumas das atividades oferecidas. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido. Para as disciplinas regulares, as aulas terão início em agosto e vão até o início de dezembro. No caso das atividades complementares, cada Unidade define o período das aulas.

Para o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo Roméro, esse programa é de suma importância como atividade de extensão, pois atinge dois públicos. “Ao mesmo tempo em que abre as portas da USP para um grande contingente de pessoas da terceira idade, também oferece uma oportunidade de intercâmbio para os alunos e professores que já estão inseridos neste universo”, explica.

Roméro ressalta, ainda, o caráter inclusivo da iniciativa. “Com milhares de opções gratuitas e em diversas regiões de São Paulo, é grande o número de participantes que começaram a trabalhar muito jovens e somente a essa altura da vida têm a oportunidade de contato com o estudo e o ambiente acadêmico”, completa.

A relação das atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade para o segundo semestre de 2016 está disponível no site do programa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-9183 ou pelo e-mail 3idade@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.