Trabalho que rendeu Nobel de Economia é tema de “USP Lectures”

Primeira palestra da série neste ano, com a professora Marilda Sotomayor, tratará de David Gale e da teoria dos jogos

06/03/2018 - Publicado há 6 anos
A teoria dos jogos estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem ações diversas buscando melhorar seu retorno – Foto: Thomas Helbig via Flickr – CC

.
No dia 22 de março, ocorrerá o primeiro evento da série USP Lectures em 2018. A palestra Conversas com David Gale, Teoria dos Jogos e Matchings Estáveis falará sobre David Gale (1921-2008), que está ligado aos primórdios da teoria dos jogos e também ao surgimento de um de seus ramos, a teoria dos mercados de matching – o que se deu através do artigo College admission and the stability of marriage, de sua autoria com Lloyd Shapley (1923-2016). Esse trabalho rendeu a Shapley o prêmio Nobel em Economia de 2012, que representou para essa área de pesquisas o reconhecimento merecido de sua importância para as ciências econômicas.

A palestra será ministrada por Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor, professora titular da FEA e membro fundador da Game Theory Society. Diz ela que “certamente, David Gale teria sido também um dos laureados em 2012. Relembrarei algumas de nossas conversas que foram importantes na minha trajetória como pesquisadora e apresentarei algumas das ideias dos principais conceitos e resultados que construíram a base da teoria dos mercados de matching que existe hoje.”

“Informalmente, um matching é um pareamento entre os jogadores que não viola as regras do mercado. No mercado de casamentos, por exemplo, um matching é um conjunto de casamentos monogâmicos”, explicou a professora ao site da FEA.

O evento acontecerá no dia 22 de março, às 14 horas, na Sala do Conselho Universitário (Rua da Reitoria, 374 – Cidade Universitária). A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos, sem necessidade de inscrição prévia. O evento será transmitido ao vivo pelo IPTV e o link será divulgado em breve na página do evento no Facebook.

Com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP