Trabalho da USP é premiado em evento sobre segurança da informação

João Marcos Barguil desenvolveu técnica para tornar determinada criptografia pós-quântica mais rápida e menos espaçosa

02/05/2017 - Publicado há 7 anos
Os premiados, João Marcos Barguil (à esq.) e Ewerton Rodrigues Andrade – Foto: Divulgação

.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) de 2016 premiou João Marcos Barguil, aluno da Escola Politécnica (Poli) da USP em seu Concurso de Teses e Dissertações em Segurança (CTDSeg). O SBSeg é o principal evento para exposição de pesquisas, debates e atividades relacionadas à segurança da informação e de sistemas computacionais.

Barguil inscreveu sua dissertação de mestrado no concurso que ocorre a cada dois anos quando ainda era aluno do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli. De modo geral, ele estudou uma forma de fazer com que determinada técnica de criptografia se tornasse mais rápida e ocupasse menos espaço. “Especificamente em nossos testes, chaves públicas passaram a ocupar cerca de mil vezes menos espaço e operações que demoravam alguns minutos para serem executadas passaram a ser executadas em cerca de 0,1 segundo”, explicou.

Apesar de não possuir mais vínculos formais com o departamento da Poli, João Barguil compartilha a vitória com seu orientador − a quem também se refere como amigo −, o professor Paulo S. L. M. Barreto, e com todos os colegas do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc).

Barguil , entretanto, não foi o único estudante da Poli a levar um prêmio para casa. Com o projeto Lyra2 − que, resumidamente, é um programa de proteção de senhas −, Ewerton Rodrigues Andrade ganhou o concurso com a melhor tese de doutorado. Vale ressaltar que o Lyra2 já havia sido premiado como o melhor Projeto de Doutorado durante a segunda edição do International Conference on Information Systems Security and Privacy, no início de 2016.

Com informações da Assessoria de Imprensa do PCS