Simpósio discute os desafios e inovações da docência na Universidade

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) realiza o simpósio temático “A Docência na USP: Desafios e Inovações”, na próxima quarta-feira, dia 26 de novembro, das 8h às 17h.

25/11/2014 - Publicado há 9 anos

Na próxima quarta-feira, dia 26 de novembro, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) realiza o simpósio temático “A Docência na USP: Desafios e Inovações”. O evento acontecerá das 8h às 17h, no auditório Francisco Romeu Landi, da Escola Politécnica.

A conferência “Pedagogia Universitária na Universidade de São Paulo: contribuições para o ensino de graduação?”, ministrada pela professora da Faculdade de Educação (FE), Selma Garrido Pimenta (FE), abrirá o simpósio, que será dividido em três sessões.

A primeira sessão, coordenada pela professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Noeli Prestes Padilha Rivas, abordará o tema “Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação”. Entre os palestrantes, Vilanice Alves de Araújo Püschel (EE) apresentará o Curso de Pedagogia Universitária e Gilma Lucazechi Sturion (Esalq) e Marcel Andreotti Musetti (EESC) falarão, respectivamente, sobre os cursos de Ciências dos Alimentos e Engenharia de Produção.

Coordenada pela professora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Maria Tereza Nunes, a segunda sessão discutirá as metodologias de ensino e terá como convidados os professores Douglas Gomes Meneses Sevilha Castro (FCF), Marcelo Arno Nerling (EACH) e Eduardo de Senzi Zancoul (EP).

Para encerrar o evento, os professores Enos Picazzio (IAG), Roseli da Silva (FEARP) e Aisha Negreiros da Costa Pedro (FEARP) falarão sobre o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos cursos de Graduação. A sessão será coordenada pela professora da Faculdade de Educação (FE), Sonia Maria Vanzella Castellar.

Este é o terceiro da série de simpósios idealizados pela Pró-Reitoria de Graduação para ampliar o diálogo e compartilhar experiências entre as diferentes Unidades da USP. O primeiro, realizado em maio deste ano, discutiu as Inovações em Laboratórios de Ensino. O segundo simpósio aconteceu em outubro e teve como tema o esporte na formação acadêmica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página da Pró-Reitoria. O auditório Francisco Romeu Landi, da Escola Politécnica, fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pela IPTV.