Semana terá curiosidades científicas e demonstrações tecnológicas na USP

Entre os dias 18 e 22 de outubro, será realizada a Semana USP de Ciência e Tecnologia. A programação oferece mais de 70 atividades gratuitas na capital

 17/10/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Entre os dias 18 e 22 de outubro, será realizada a Semana USP de Ciência e Tecnologia. A programação oferece mais de 70 atividades gratuitas na capital e ocorre no Centro de Difusão Internacional da USP (CDI), além de outras unidades do campus Butantã, e no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec), na Água Funda. Em Santos, o Monumento Nacional Engenho dos Erasmos também oferece atividades.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O evento, coordenado pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e de Pesquisa (PRP), faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo intuito é aproximar os temas científicos e tecnológicos da população.

A Semana USP de Ciência e Tecnologia proporciona gratuitamente ao público um espaço interativo com foco na divulgação da produção de atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pela USP. Com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, a intenção é estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.

Para o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, professor Marcelo de Andrade Roméro, as atividades aproximam a sociedade da produção científica da USP. “Este evento é de suma importância para mostrar à sociedade uma parte importante da ciência produzida pela USP. É uma gama impressionante de assuntos, boa parte deles relacionados diretamente ao cotidiano das pessoas, ao desenvolvimento da tecnologia e a benefícios para a sociedade”, relata.

Já o professor Antonio Mauro Saraiva, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e um dos organizadores da programação, destaca o caráter público do evento: “A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida com recursos da população, e esta é mais uma forma de retribuir esse esforço, abrindo as portas para receber o público e apresentando o trabalho de seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários”.

Em entrevista à repórter Miriam Ramos, da Rádio USP, Saraiva comenta a programação da semana:

Logo da Rádio USP

Confira algumas atividades da programação

Visita-guiada-Engenho-Erasmos-foto-Cec%C3%ADlia-Bastos-386-13-foto-Cec%C3%ADlia-Bastos-370-2
Oficina de Arqueologia será no Engenho dos Erasmos, em Santos – Foto: Cecília Bastos

O Jogo do Goleiro é uma demonstração científica e interativa sobre o estudo dos padrões utilizados na cobrança de pênaltis. O público participa ativamente da atividade na função de goleiro e, através de probabilidades e padrões de chute, pode passar de fase no jogo, que foi desenvolvido pelo departamento de Neuromatemática do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

A robótica também será apresentada ao publico pelo projeto Robô Seguidor, organizado pelo departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica. O projeto segue algoritmos de visão computacional que permite que o robô siga qualquer pessoa sem a necessidade de preparação.

20161017_01_curiosidade
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Como será pilotar um avião ou comandar um navio? A Escola Politécnica traz dois projetos em que o público pode ter a noção de como são as especificidades de cada um dos meios de transporte. No primeiro, a reprodução de um aeroporto, com sala de espera e um simulador de voo demonstram o interior de uma aeronave. No segundo, os visitantes podem acompanhar o ambiente da ponte de comando do navio e a simulação de diversos tipos de navios, portos e condições ambientais.

Além dessas atividades, haverá ainda a Oficina de Arqueologia para Adultos, realizada pelo Engenho dos Erasmos, na cidade de Santos; o projeto de Física Atmosférica, que discute as intempéries que podem afetar o clima do planeta, promovido pelo Instituto de Física; e uma exposição do Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto de Oceanografia que traz seres marinhos das profundezas do oceano e das águas geladas da Antártida.

Para conferir a programação completa e mais informações, os interessados podem visitar o site da semana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.