Seade e Fapesp apoiarão pesquisas que utilizam dados dos cartórios de SP

Serão financiados projetos de pesquisa que pretendam utilizar dados do Sistema de Estatísticas Vitais do Estado de São Paulo (nascimentos e óbitos), elaborado pela Seade com as informações dos cartórios

 06/10/2016 - Publicado há 8 anos

A parceria entre a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está oferecendo aos pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo a possibilidade de realizar projetos de pesquisa utilizando os dados do Sistema de Estatísticas Vitais do Estado de São Paulo (nascimentos e óbitos), elaborado pela Seade com base nas informações captadas junto aos Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, por meio da vinculação de bases de dados.

O acordo proporcionará acesso às informações protegidas pelo critério de sigilo, uma vez que envolve condições de vida dos cidadãos em múltiplos aspectos. A Seade assegurará o sigilo das informações garantindo a não identificação dos indivíduos relacionados após a vinculação.

Para obtenção do financiamento da pesquisa pela Fapesp, é necessário participar de uma seleção de propostas. A primeira etapa (até 7 de novembro) consiste no envio de um pré-projeto de pesquisa contendo a descrição metodológica da pretendida utilização das informações a serem vinculadas pela Seade, a relevância do projeto e os resultados esperados.

O Comitê Gestor do Acordo (Fapesp e Seade) avaliará se as pré-propostas recebidas se enquadram nas especificidades da chamada. O anúncio dos contemplados dessa primeira fase está marcado para 9 de dezembro. A partir daí os pesquisadores têm tempo para complementar e enriquecer seus trabalhos. A data limite para a entrega dos projetos completos é 8 de março de 2017 e a divulgação com as propostas vencedoras será em 17 de julho.

Mais informações sobre como participar se encontram na página da Fundação.

A Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo, é um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Seade


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.