Programa Nascente anuncia vencedores em festa na Biblioteca Brasiliana

No dia 5 de julho, no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, aconteceu a premiação dos vencedores da 21ª edição do Programa Nascente, um concurso artístico voltado para os alunos de graduação e pós-graduação da USP.

 10/07/2013 - Publicado há 11 anos
Por

Nesta 21ª edição, o Programa Nascente bateu recorde de inscrições: foram 547 trabalhos em 30 categorias, divididas em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) anunciou os vencedores da 21ª edição do Programa Nascente, um concurso artístico voltado para os alunos de graduação e pós-graduação da USP, em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira, dia 5 de julho, no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

A festa de premiação do programa foi apresentada pelo ator Sidney Santiago, ex-aluno da Escola de Arte Dramática da USP e integrante do grupo teatral Os Crespos, e teve duas apresentações musicais. A primeira do cantor Zé Leônidas, com canções de sua própria autoria e também de nomes importantes da MPB como João Bosco e Gilberto Gil. E, a segunda, da Cia. do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP, que, sob a direção de Luiz Antonio Nascimento Cardoso – o contramestre Pinguim – trouxe ao palco referências da dança afro-brasileira de origem baiana, da capoeira, do maculelê, do samba de roda e da percussão afro-baiana.

Na primeira etapa do programa, após o período de inscrições, os trabalhos foram analisados por comissões julgadoras específicas para cada área, formadas por dois professores da USP e um especialista externo à Universidade. Os trabalhos selecionados nesta fase foram apresentados ao público nos meses de junho e julho na Mostra e Visualidade Nascente, evento no qual são novamente avaliados. E, os vencedores foram conhecidos na cerimônia deste mês de julho – festividade que nas edições anteriores ocorreu em agosto. Os finalistas concorreram a prêmios de R$ 4 mil e ainda têm a chance se apresentar no Circuito Nascente, realizado nas unidades de ensino da USP na capital e no interior.

O vencedor na categoria Artes Cênicas foi Felipe Cristovão Balau Librandi da Rocha, com HAMLET – Faltei no psiquiatra para consertar o freezer

Nesta 21ª edição, o Programa Nascente bateu recorde, recebendo a inscrição de 547 trabalhos em 30 categorias, divididas em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. O número é quatro vezes maior do que o registrado nas últimas duas edições: no ano passado foram 136 grupos inscritos e, em 2011, 130. Todos os trabalhos inscritos foram avaliados por comissões julgadoras específicas para cada área, formadas por dois professores da USP e um especialista.

Clique aqui para conhecer a lista completa com os finalistas e vencedores do Programa Nascente.

(Com informações da Divisão de Comunicação Institucional da PRCEU / foto: Vitor Borysow)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.