Programa “Diversidade em ciência” discute o preconceito linguístico

A entrevista vai ao ar na segunda-feira, dia 13 de junho, às 13 horas e será reapresentada no sábado, dia 18, às 14 horas, na Rádio USP FM

13/06/2016 - Publicado há 8 anos

No Diversidade em Ciência desta semana, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Adilson Citelli, professor titular do Departamento de Comunicações e Artes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Durante a entrevista, Citelli irá falar sobre o preconceito linguístico, que é o julgamento depreciativo contra determinadas variedades linguísticas, tais como variação social, que envolve a classe social e o grau de escolaridade; variação estilística, que é a forma peculiar do indivíduo se expressar, por meios de gírias, por exemplo; variação geográfica, que é o sotaque e a forma de expressão regional; variação histórica, quando o indivíduo utiliza expressões pejorativamente chamadas de ultrapassadas ou fora de uso.

Adilson Citelli é autor das obras: “Linguagem e Persuasão” (Editora Ática); “Romantismo” (Editora Ática); “Outras Linguagens na escola” (Editora Cortez); Comunicação e Educação: a linguagem em movimento (Editora Senac); “Roteiro de Leitura: os ‘Sertões’, de Euclides da Cunha” (Editora Ática); “O texto argumentativo” (Editora Scipione); “Educomunicação: imagens do professor na mídia” (Editora Paulinas); “Palavras: meios de comunicação e educação” (Editora Cortez); coordenador da série “Aprender e Ensinar com Textos não escolares” (Editora Cortez).

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale. Ele é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da ECA.

A Rádio USP FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link.