Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação promovem primeiro evento da série USP Talks

“Aedes aegypti, zika e microcefalia: Como vencer o mosquito e suas doenças?” é o tema do primeiro encontro, que tem a parceria do jornal O Estado de S. Paulo e da Livraria Cultura.

 25/04/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 03/06/2022 as 15:57
Por

Aedes aegypti, zika e microcefalia: Como vencer o mosquito e suas doenças?” é o tema do primeiro evento da série USP Talks – Conectando Universidade e Sociedade, organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação da USP e pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a Livraria Cultura.

O encontro será promovido na próxima quarta-feira, dia 27 de abril, das 12h30 às 13h30, no teatro da livraria, localizado no Conjunto Nacional (Av. Paulista 2073, Bela Vista, São Paulo).

Os palestrantes deste evento inaugural do USP Talks são os professores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, Margareth Capurro e Paolo Zanotto. A bioquímica Margareth Capurro é especialista no mosquito Aedes aegypti e vai falar sobre as diferentes estratégias disponíveis no Brasil e no mundo para combater o inseto, desde métodos simples até o uso de mosquitos geneticamente modificados.

O virologista Paolo Zanotto é o maior especialista em zika vírus do país e vai falar sobre sua pesquisa com o vírus, que já dura vinte anos, e sobre a relação do zika com a microcefalia e outras más-formações congênitas em bebês.

Cada apresentação terá, no máximo, 15 minutos, com 30 minutos de bate-papo com a plateia, ao final. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do início. O evento também será transmitido on-line. Mais informações podem ser acessadas na página do USP Talks no Facebook.

A seguir, o pró-reitor de Pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, fala sobre o projeto

(Vídeo produzido pela Superintendência de Comunicação Social da USP)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.