Prêmio Nobel de Medicina ministrará palestra na USP no dia 27/10

A Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com o Nobel Media e a empresa farmacêutica Astra Zeneca, promove, no próximo dia 27 de outubro, uma palestra com o laureado com o Prêmio Nobel em Medicina em 2011, Bruce Beutler, que abordará o tema “Desconstruindo o sistema imunológico através de mutagênese germinativa aleatória”.

20/10/2015 - Publicado há 9 anos     Atualizado: 03/06/2022 as 15:52
Bruce Beutler foi agraciado com o Prêmio Nobel de Medicina em 2011

A Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com o Nobel Media e a empresa farmacêutica Astra Zeneca, promove, no próximo dia 27 de outubro, uma palestra com o laureado com o Prêmio Nobel de Medicina em 2011, Bruce Beutler, que abordará o tema “Desconstruindo o sistema imunológico através de mutagênese germinativa aleatória”.

Beutler é professor de genética e imunologia no Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia. Ao lado de Jules Hoffmann e Ralph Steinman, parceiros no prêmio Nobel, achou a chave de ativação do sistema imunológico. Beutler e Hoffmann descobriram proteínas no corpo que reconhecem micro-organismos invasores e ativam seu sistema de defesa, enquanto Steinman descobriu as células dendríticas e sua capacidade única de ativar e regular as fases finais da resposta imunológica, quando o organismo “se livra” de seus invasores.

A visita é parte do Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), um programa global que leva premiados pelo Nobel para universidades e centros de pesquisas a fim de inspirar e envolver jovens cientistas, a comunidade científica e o público. Além da USP, Beutler ministrará palestras na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, no dia 28, e na Universidade de Brasília, no dia 29 de outubro.

“A visita de um pesquisador ganhador do Prêmio Nobel é sempre um acontecimento relevante para a Universidade. Sua palestra contempla uma ‘dissecção’ do funcionamento altamente complexo do sistema imunológico, que ele ajudou a esclarecer com suas pesquisas. Em especial para os jovens, essas conferências são extremamente inspiradoras”, destaca o reitor da USP, Marco Antonio Zago.

A palestra é gratuita, sem necessidade de inscrição, e será ministrada das 10h às 11h30, no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600, Pinheiros, em São Paulo). O evento também será transmitido pela IPTV-USP.

(Foto: Divulgação)