Novos diretores tomam posse hoje

04/03/2010 - Publicado há 14 anos

Hoje, quinta-feira, dia 4 de março, dois novos diretores tomarão posse na Universidade: Fernando Rei Ornellas como novo diretor do Instituto de Química (IQ) e Maria Hermínia Brandão Tavares de Almeida assume como nova dirigente do Instituto de Relações Internacionais (IRI).

A cerimônia de posse do diretor do IQ terá início às 14h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, e terá transmissão ao vivo pela IPTV USP. Fernando Rei Ornellas possui graduação em Bacharelado em Química (1972) e mestrado em Química (Físico-Química), ambos pela USP. É doutor em Chemical Physics pela Indiana University (1980) e pós-doutor pelo Instituto Max Planck de Astrofísica, em Garching, Munique (1985). Sua área de atuação é a química quântica. Suas pesquisas recentes têm se servido do estado-da-arte em termos de avanços teóricos para caracterizar estruturas moleculares, espectros eletrônicos e quantificar a cinética química, principalmente de sistemas de interesse para a química atmosférica e reações diversas de combustão.

A professora Maria Hermínia Brandão Tavares de Almeida tomará posse às 17h, no Auditório FEA-5, localizado no prédio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), também com transmissão pela IPTV.  A nova diretora do IRI possui graduação

em Ciências Sociais e doutorado

em Ciência Política pela USP (1979). Fez pós-doutorado na University of California, Berkeley (1984). É cientista política, com experiência em políticas públicas e instituições políticas. Em 2009, foi eleita vice-presidente da Latin American Studies Association (LASA) para o período entre maio de 2009 e novembro de 2010, quando assumirá a presidência da associação.