Novo radar meteorológico no CienTec une ensino, pesquisa e extensão

Os dados obtidos pelo equipamento serão usados para fortalecer a formação de engenheiros e meteorologistas, fazer estudos e pesquisas, além de ser de grande utilidade para os sistemas de alerta e previsões meteorológicas da Região Metropolitana de São Paulo e será usado para o desenvolvimento de atividades de extensão realizados no Parque CienTec.

08/06/2016 - Publicado há 8 anos

Esse tipo de equipamento é importante para medir e fazer o monitoramento de alterações nas condições climáticas em um curto prazo

No dia 14 de junho, às 10h, será inaugurado no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP, no bairro da Água Funda, uma nova tecnologia de monitoramento de chuva de alta resolução: um novo radar meteorológico doppler banda X de dupla polarização. O equipamento permitirá avanços significativos nos sistemas de alerta de previsões hidrológicas e de tempestades severas, em tempo real, possibilitando calcular as rajadas de vento com mais precisão e também identificar a formação de tempestades elétricas.

RADAR FOTO DSC_0080
Com o novo radar, é possível monitorar a chuva com até 75 metros de resolução, a cada 1 minuto, cobrindo uma área de cobertura de 60 quilômetros, alcançando quase toda a cidade de São Paulo e a Região Metropolitana

Com o novo radar, é possível monitorar a chuva com até 75 metros de resolução, a cada 1 minuto, com uma área de cobertura de 60 quilômetros, alcançando quase toda a cidade de São Paulo e a Região Metropolitana, podendo obter informações sobre a chuva com detalhes de rua, quarteirões e bairros, por exemplo.

O equipamento está instalado na cabeceira do córrego do Ipiranga – dentro do CienTec também fica a Estação Meteorológica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP –, considerado um local estratégico (e um ponto alto) para monitorar a cidade de São Paulo e seus arredores.

E, como o CienTec é um dos órgãos de difusão científica da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) no qual são realizadas visitas monitoradas e atividades de extensão, estão sendo planejadas atividades para o público conhecer o radar, entender a sua tecnologia e saber melhor como funciona o monitoramento climático.

Parcerias

Esse novo radar será incorporado aos sistemas de alerta hoje em operação na região, como o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura Municipal de São Paulo, a Central de Alerta do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e o Sistema de Alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo. As imagens do novo radar estarão disponíveis no site do “Projeto Chuva Online”.

A aquisição do equipamento é fruto de parceria entre o Governo da França, que fez a doação do radar, e a PRCEU da USP, o Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (Ceped) – um Núcleo de Apoio à Pesquisa, coordenado pela Escola Politécnica (Poli) – e a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica de Estudos, ligada ao Departamento de Engenharia Hidráulica da Poli e a responsável por toda a infraestrutura para a instalação do radar. Os trabalhos são coordenados pelos professores do IAG e da Poli, respectivamente, Carlos Augusto Morales Rodriguez e Mario Thadeu Leme de Barros.

O professor Barros destaca que esse novo radar de alta resolução será utilizado nas três áreas fundamentais da USP: ensino, pesquisa e Extensão Universitária. “Com o monitoramento da chuva, as informações pluviométricas obtidas serão usadas para fortalecer a formação de engenheiros e meteorologistas, fazer estudos e pesquisas, além de realizar uma prestação de serviços à sociedade, tentando informar previamente sobre alagamentos e enchentes na Região Metropolitana de São Paulo”, explica o docente da Poli.

O Parque CienTec está localizado na Avenida Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico), São Paulo.

Para mais informações sobre as visitas ao Parque CienTec, o contato é pelos telefones (11) 5077-6312 / 6313.

(Foto: Divulgação)