FZEA inaugura Unidade Didática Clínico Hospitalar e dois blocos didáticos

Durante uma reunião de trabalho realizada no dia 3 de julho, no campus de Pirassununga, o reitor inaugurou simbolicamente a Unidade Didática Clínico Hospitalar (UDCH) e dois Blocos Didáticos.

15/07/2013 - Publicado há 11 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:16

Em visita ao campus da USP em Pirassununga, no dia 3 de julho, o reitor João Grandino Rodas participou de uma reunião de trabalho com o diretor, o vice-diretor e os chefes de Departamento da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

Durante a reunião, o reitor inaugurou simbolicamente a Unidade Didática Clínico Hospitalar (UDCH) e dois Blocos Didáticos.

O diretor Douglas Emygdio de Faria, que termina o mandato no final do mês, apresentou os resultados de sua gestão e aproveitou a ocasião para inaugurar, simbolicamente, as três mais recentes obras concluídas pela FZEA: a Unidade Didática Clínico Hospitalar de Medicina Veterinária (UDCH), o Bloco Didático do curso de Engenharia de Biossistemas e o Bloco Didático de Nutrição Animal do Departamento de Zootecnia.

A Unidade Didática Clínico Hospitalar de Medicina Veterinária (UDCH) tem o objetivo de proporcionar ao aluno um contato real com as demandas da Medicina Veterinária e dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas (clínicas e pré-clínicas) de terapia celular e gênica. Ao todo, a unidade possui oito consultórios e sete salas de cirurgia, além de baias, local para canil e gatil, um raio-x, laboratórios clínicos e laboratórios de produção de células para a terapia celular. A UDCH está habilitada a receber animais de pequeno e grande porte e a oferecer, inclusive, tratamentos ainda não existentes na região.

O Bloco Didático da Engenharia de Biossistemas foi projetado para atender às demandas do curso pioneiro de Graduação em Engenharia de Biossistemas, criado em 2009. O bloco possui cinco salas de aula, com tratamento acústico no teto e equipamento audiovisual adequado para aulas, reuniões, palestras e conferências. Já está em andamento um projeto de expansão com a construção do Laboratório Multiusuários de Ciências Exatas, de aproximadamente 170 m2 e previsão para iniciar a operação em 2015.

O Bloco Didático de Nutrição Animal é um espaço destinado às aulas teórico-práticas das disciplinas do Departamento de Zootecnia. O bloco é composto por cinco salas de aula, com capacidade para 70 alunos cada, o Laboratório de Nutrição, o Laboratório Didático de Computação e um Anfiteatro para palestras, com 133 lugares.

O reitor enfatizou que, muitas vezes, o fato de ser uma Unidade relativamente nova significa também ser mais ágil e moderna, o que é uma vantagem em relação às unidades mais tradicionais. Durante a reunião, também foram lançadas as pedras fundamentais de mais 25 novos empreendimentos, incluindo laboratórios, centros de pesquisa, prédios, um aviário, um canil experimental e a reforma da arquibancada.

(Foto: Ernani Coimbra)