Física da poluição do ar é tema de palestra de especialista da Universidade de Lyon

A visita de Christian George é parte de um projeto de cooperação internacional da Pró-Reitoria de Pesquisa

 17/11/2016 - Publicado há 7 anos
Poluição do ar - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Poluição do ar – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
No dia 18 de novembro, às 16 horas, o professor Christian George, diretor do Institut de Recherches sur la Catalyse et l’Environnement de Lyon (IRCELYON), ministra a palestra Unraveling heterogeneous atmospheric chemistry, no Instituto de Física (IF) da USP.

Acompanhado pelo professor Paulo Artaxo, do Departamento de Física Aplicada do IF, o especialista em físico-química de interfaces discorrerá sobre questões associadas com a poluição do ar e, especificamente, com a física da poluição do ar. “São processos que ocorrem na atmosfera que permitem um entendimento melhor dos impactos das mudanças climáticas globais no meio ambiente”, esclarece Artaxo.

Paulo Artaxo - Foto: Francisco Emolo/USP Imagens
Paulo Artaxo – Foto: Francisco Emolo/USP Imagens

O encontro acontece na Sala 105 do Edifício Basilio Jafet, no Instituto de Física.

Em seguida, até o dia 23 de novembro, George realiza uma visita aberta ao Laboratório de Física Atmosférica (LFA). O LFA estuda as propriedades físicas e químicas da atmosfera, investigando problemas associados com a poluição do ar em áreas urbanas como São Paulo e com as questões ligadas às mudanças climáticas globais, tais como queimadas na Amazônia e a presença de metais pesados na Antártida.

Parceria internacional

A visita do docente francês é parte de um projeto de cooperação internacional da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP. A iniciativa surgiu como um “um projeto especial da PRP, que lançou um edital para parcerias internacionais e estabeleceu um acordo entre a USP e a Universidade de Lyon”, explica Artaxo.

Mais informações: (11) 3091-7016, com o professor Paulo Artaxo, coordenador do Laboratório de Física Atmosférica


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.