Fapesp e USP inauguram o navio oceanográfico Alpha Crucis no dia 30/05

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade de São Paulo (USP), realizam na próxima quarta-feira, 30 de maio, às 9h, no Porto de Santos, cerimônia para apresentação do novo navio oceanográfico brasileiro, Alpha Crucis.

A embarcação foi comprada pela Fapesp para a USP, por meio do Programa Equipamentos Multiusuários (EMU), uma das divisões do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa no Estado de São Paulo, mantido pela Fundação desde 1995. A compra do navio faz parte de um projeto para incremento da capacidade de pesquisa submetido à Fundação pelo Instituto Oceanográfico (IO) da USP. O IO-USP será o responsável pela gestão do uso e manutenção do Alpha Crucis. O Alpha Crucis substituirá o navio Professor W. Besnard, usado entre 1967 e 2008, quando ficou sem condições operacionais de pesquisa em decorrência de um incêndio.

A aquisição do Alpha Crucis aumenta a competitividade da pesquisa oceanográfica brasileira e a capacidade de intercâmbio com equipes de pesquisadores de países que fazem pesquisa em alto-mar, no Atlântico Sul. O navio começa a operar no segundo semestre de 2012 e poderá ser utilizado por pesquisadores do Brasil e América Latina, em especial pelos cientistas do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais e do Programa Biota-Fapesp.

Inauguração do navio ocenanográfico Alpha Crucis

Quando: 30/5, quarta-feira, às 9h

Onde: Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – CONCAIS, av. Cândido Gaffreé, s/nº – Armazém 25 Interno do Porto de Santos, Salão Verde.