Escritora Nelida Piñon será nova titular de Cátedra na USP

No dia 12 de março (quinta-feira), às 10h, a escritora e ocupante da cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), Nélida Piñon, assumirá as atividades da Cátedra José Bonifácio. O evento também marcará a despedida do economista Enrique Iglesias, que esteve à frente da Cátedra durante o ano de 2014 e ministrará a conferência “Atualidade da América Latina: desafios e oportunidades”.

O evento marcará a despedida do economista Enrique Iglesias, que esteve à frente da Cátedra durante o ano de 2014 e ministrará a conferência “Atualidade da América Latina: desafios e oportunidades”

Enrique Iglesias durante cerimônia de posse como titular da Cátedra, em 20 de março de 2014

No dia 12 de março (quinta-feira), às 10h, a escritora e ocupante da cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), Nélida Piñon, assumirá as atividades da Cátedra José Bonifácio. A nova titular será apresentada pelo colega da ABL e professor aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Alfredo Bosi. Neste ano, o tema das pesquisas que Nélida irá coordenar será “O Imaginário Ibero-americano”, que tratará tanto da literatura como de outros temas de cultura.

O evento marcará a despedida do economista Enrique Iglesias, que esteve à frente da Cátedra durante o ano de 2014. Iglesias ministrará a conferência “Atualidade da América Latina: desafios e oportunidades”, no Auditório “Prof. István Jancsó” da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Também será lançado o livro “Os Desafios da América Latina no Século XXI”, coordenado pelo economista.

Criada em 2013, a Cátedra é uma iniciativa do Centro Ibero-Americano (Ciba) da Universidade, núcleo ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao Instituto de Relações Internacionais (IRI), que convida uma personalidade do mundo ibero-americano para ministrar atividades acadêmicas na Universidade durante um ano letivo.

Os convidados desenvolvem pesquisa na Universidade, na temática referente à sua especialidade. Além disso, são realizadas conferências abertas à comunidade e, até mesmo, específicas para docentes e discentes.

No ano passado, o tema que norteou as pesquisas da Cátedra foi “América Latina na Atual Conjuntura Internacional: os potenciais impactos econômicos, sociais e políticos”. Iglesias, que presidiu o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), realizou atividades presenciais na USP, como palestras, conferências e reuniões presenciais e por teleconferência, entre abril e dezembro.

Em 2013, o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, assumiu como o primeiro titular da Cátedra, que tratou do tema “O desenvolvimento da América Latina e a governança internacional”. Os artigos produzidos durante o período foram publicados na coletânea “A América Latina no Mundo”, lançada pela Editora da USP (Edusp) em março daquele ano.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin está localizada na Rua da Biblioteca, s/n, na Cidade Universitária, São Paulo. O evento também terá transmissão pela IPTV-USP.

(Fotos: Cecília Bastos / Divulgação)