Diretora da Faculdade de Saúde Pública toma posse nesta quinta-feira, dia 08/04

Helena Ribeiro é a terceira mulher a ocupar este cargo na Unidade

07/04/2010 - Publicado há 14 anos

Nesta quinta-feira, dia 8 de abril, às 17h, a professora Helena Ribeiro toma posse como diretora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Ela é a terceira mulher a ocupar o cargo desde a criação desta Unidade. A cerimônia acontecerá no Anfiteatro “Prof. Dr. João Yunes”, no prédio da Biblioteca da FSP, com transmissão pela IPTV USP.

Helena Ribeiro é graduada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com mestrado em Geografia pela University of California Berkeley, e doutorado em Geografia Física pela USP. É docente da USP desde 1995. Tem experiência na área de geociências, com ênfase em climatologia geográfica, atuando principalmente com temas envolvendo meio ambiente, São Paulo, saúde ambiental, geografia da saúde, poluição do ar e cidade.

Antes de ser diretora da FSP, Helena ocupou outros cargos administrativos. Foi vice-diretora na gestão do último diretor, Chester Luiz Galvão César, de 2006 a 2010; chefe do Departamento de Saúde Ambiental da FSP; e coordenadora do curso de nutrição. Além disso, no período de janeiro de 1990 a dezembro de 1992, exerceu a função de coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

A Faculdade de Saúde Pública foi criada em 1918 e, incorporada à USP no ano de 1938. Ela tem 90 professores e 326 funcionários. Na graduação, a Unidade oferece o curso de nutrição, no período da manhã ou noturno, ambos com 40 vagas cada, atualmente são 395 alunos. Na pós-graduaçao Stricto Sensu são oferecidos os programas de Saúde Pública e de Nutrição nos níveis de mestrado e doutorado, bem como mestrado profissional em Vigilância em Saúde Pública, para cerca de 451 alunos. Os cursos de Cultura e Extensão Universitária têm forte presença na Unidade, com aproximadamente 961 alunos.

O Anfiteatro “Prof. Dr. João Yunes” está localizado à Avenida Doutor Arnaldo, 715, Cerqueira Cesar, na cidade de São Paulo.